2º ANO

__________________________________

Aula dia 03-08 – Geografia/Prof. Paulo 

DICAS PARA ESTUDAR EM CASA E MANTER A ORGANIZAÇÃO

 

1 - Prepare o ambiente para estudar

A escolha do seu cantinho de estudos é muito importante! Encontre um lugar de sua casa em que a chance de distrações seja a menor possível. Um ambiente iluminado e silencioso é o ideal para se concentrar nos estudos. Pode ser em seu quarto, na área, sala, mas de preferência a um local que os moradores da casa não circulem com frequência para não tirar a sua concentração. 

2-  Não fique de pijama
Se você deseja manter o ritmo dos estudos, nada de ficar de pijama o dia todo!

Estar de pijama é garantia de que vai dar vontade de se encostar na cama e tirar um cochilo no meio da manhã/tarde. E o que era para ser apenas um rápido descanso de 20 minutos, pode virar duas ou três horas de sono. E a preguiça depois? Com certeza você vai acordar se perguntando: por que eu fiz isso? 

Levante, tome café e troque roupa. O seu dia será mais produtivo assim!

 3- Estabeleça horários fixos

Vamos pensar na sua vida como estudante: durante o ano letivo, sua escola não começa as aulas na segunda-feira, ela segue horários fixos para o início e para o fim das atividades, além de pausas preestabelecidas para o descanso dos alunos.

É bem provável que você ache essa rotina um tédio, mas os educadores sabem que o seu corpo precisa de hábitos para ter um funcionamento adequado e apresentar um bom rendimento.

Para estudar em casa, você também precisa manter essa disciplina. Crie horários fixos durante a semana para começar — e terminar — os seus estudos. Se em um determinado dia, você precisar mudar os seus horários para realizar outras atividades, volte à rotina normal no dia seguinte. Esses hábitos te ajudarão a disciplinar o seu corpo e a sua mente sem sacrifícios.

 4- Desenvolva um cronograma de estudos

Por mais que a nossa casa não seja uma instituição de ensino, ter um cronograma de estudos, com rotina definida e uma boa organização daquilo que precisará ser estudado ao longo das semanas, é crucial para que você não procrastine os seus estudos quando estiver em casa.

Você pode dividir as matérias a serem estudadas de acordo com o horário de aulas preestabelecidos assim, fica mais fácil criar metas de leitura, realizar exercícios e se preparar com qualidade sem deixar tudo para a última hora, já que estudar requer concentração e disposição do aluno.

 5- Entenda o que funciona para você

É importante que você preste atenção em si mesmo e em como você se sente enquanto estuda em casa para entender o que funciona para você. Porque a disciplina de estudar em casa é algo pessoal, e cabe a cada um descobrir, além dessas orientações gerais, qual é a maneira mais adequada para ela criar sua disciplina de estudos. Para cada pessoa existe um jeito, estudar em casa exige mais autoconhecimento para entender o que funciona melhor para você, o que funciona para uma pessoa é justamente o oposto do que funciona para a outra.

 6-Tenha paciência/ Peça ajuda

A experiência de aulas não presenciais, na forma como está sendo imposta ao cenário brasileiro devido à crise do Covid-19, exigirá de paciência dos alunos com os imprevistos. Você precisará se adaptar e nem sempre é fácil para quem passou a vida inteira frequentando o ensino presencial, se você sentir dificuldade com a nova metodologia, sentir que não está entendendo ou não está conseguindo utilizar os recursos adequadamente, peça ajuda ao seu professor, coordenador.  Muitas escolas estão fazendo o possível para garantir ferramentas, mas sem ao menos terem tempo hábil de testá-las ou capacitar as pessoas para seu uso. Sem falar que muitas vezes a tecnologia nos deixa na mão, então seja resiliente nesta hora.   

 7- Separe o material necessário

Deixe ao seu alcance somente o essencial para o estudo como lápis, borracha, canetas, marcadores, blocos de anotações, caderno e livros. Ter o material próximo evita a necessidade de para a todo momento as atividades para buscar algo e diminui a possibilidade de distrações.

 8- Assista vídeo aulas / Use a internet a seu favor

Assista vídeo aulas para complementar o conteúdo o conteúdo estudado e ter uma variedade de explicações variadas para encontrar a linguagem que você entenda com nitidez. Mas sabemos que a realidade de muitos estudantes é diferente e nem todos têm suporte on-line para o período sem aulas presenciais, se for seu caso use os livros impressos e tenha foco. 

A internet é a principal aliada do estudante que está em casa. O conteúdo on-line permite ao aluno procurar diferentes fontes de informação e complementar o que há nos livros didáticos de sua escola. 

Tenha cuidado com as distrações na WEB

Não há dúvidas a internet é um importante aliado na sua rotina de estudos. Graças a ela, você tem acesso a qualquer informação à distância de um clique, não precisa mais carregar dezenas de livros da biblioteca para casa e pode até assistir aulas no YouTube.

O problema é usar a internet como uma desculpa para perder horas atualizando as suas redes sociais ou em sites que não estão ligados ao que é relevante para os seus estudos naquele momento.

Sobretudo o estudante que está em casa e pela qual tem a flexibilidade na realização de atividades e tarefas, pode haver uma série de deslizes, já que tende a procrastinar enquanto navega por outros sites ou quando desperdiça horas nas redes sociais, deixando as responsabilidades em 2º plano.

O ideal é que, antes de começar a estudar em casa, você separe uma lista do que precisa consultar para os estudos.

Dessa forma, procure organizar um cronograma de estudos e segui-lo com seriedade, reservando as horas certas do seu dia para se dedicar aos seus estudos e evitar perdas em sua aprendizagem.

Se não for usar desligue o smartphone e a TV e só utilize o computador para pesquisas extremamente necessárias. Durante as horas em que precisa se concentrar não se esqueça de avisar à sua família que aquele é o seu horário de estudos e que você não deve ser incomodado.

 9- Estabeleça metas a serem cumpridas

Esse hábito ajuda a manter a organização e serve como motivação. Quando você completa suas metas, se sente movido a seguir estudando mais e mais.

O importante é que essas metas sejam realistas à sua rotina e às suas limitações. Não adianta tentar estudar 12 horas por dia se você não consegue se manter concentrado nem por 2 horas.

E, se perceber que o seu plano não está apresentando rendimentos, mude-o. Observe quais são as suas principais dificuldades e tente adaptá-lo de uma forma que você consiga superá-las e cumprir os seus objetivos de forma realmente produtiva.

 10- Mantenha-se motivado e desenvolva a autonomia

Para cumprir as metas estabelecidas, manter-se motivado é crucial para que, ao longo dos dias, você não desista daquilo que estabeleceu cumprir.

Não adianta chegar do trabalho ou da escola depois de um dia cansativo e partir diretamente para os livros. Mesmo que você se dedique por horas e horas ao estudo, dificilmente conseguirá absorver aquele conteúdo se não estiver motivado.

Antes de começar, tome um banho, coma algo leve e se dedique inteiramente ao que estiver fazendo.

E o mais importante: não deixe de estudar. Até mesmo nos dias em que a sua motivação não ajudar, se dedique a fazer uma revisão de determinado conteúdo ou à leitura de textos mais leves. Motivação não é apenas um estado de espírito, e sim um hábito.

Outro fator de destaque e a autonomia que é uma característica muito importante a ser desenvolvida por quem decide estudar em casa.

Ela ajuda a manter o estudante esforçado, curioso e em constante aperfeiçoamento, seja por meio da busca exaustiva pelo conhecimento ou pela interação professores e colegas que estejam inseridos em seu processo de aprendizagem. 

Dessa forma, habitue-se a tirar as suas dúvidas, busque realizar com excelência as atividades às quais se propuser e vá além do conhecimento oferecido pelos materiais que tiver em mãos, aprofundando sempre mais os seus estudos em prol do seu objetivo.

Afinal, o que definirá o sucesso do estudante é o seu grau de comprometimento com a sua formação.

Sucesso a todos!

 

 

___________________________________
AULA DIA 01-06 – GEOGRAFIA/PROF. PAULO

NOVOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS

NIC – sigla para New Industrialized Countries (Novos Países Industrializados) – é uma expressão utilizada para designar os países de economias subdesenvolvidas que se industrializaram após a segunda metade do século XX. Esses países não apresentam características necessariamente iguais em seus respectivos processos de industrialização, salvo a grande participação do Estado nesse processo, através de investimentos públicos e incentivos fiscais.
Apesar do crescimento vertiginoso da produção industrial dos NIC, é preciso lembrar que a maior parte das indústrias no mundo está concentrada em nações desenvolvidas. Além disso, na maioria dos casos, a industrialização desses países periféricos ocorre em virtude da instalação de multinacionais ou empresas estrangeiras com sede em países desenvolvidos.
No início desse processo, durante a década de 1950, a concentração industrial no mundo subdesenvolvido ocorreu na América Latina, com destaque para Brasil, México e Argentina. Nas décadas seguintes, também alcançou os chamados Tigres Asiáticos (Cingapura, Coreia do Sul, Taiwan e Hong Kong) e, por volta dos anos 1980, também o sudeste da Ásia (Índia, China, Malásia, Tailândia e Indonésia), além de algumas nações africanas. A seguir, destacaremos os casos mais representativos da industrialização dos NIC.



América Latina

Na América Latina, o processo de industrialização foi consolidado na segunda metade do século XX, mas pode-se dizer que o seu início ocorreu antes. A velocidade do processo de industrialização de Brasil, México e Argentina foi menor em relação aos outros NIC e caracterizou-se por buscar a diminuição dos efeitos da Divisão Internacional do Trabalho, marcada pela venda de matérias-primas por parte dos países desenvolvidos e pela compra de produtos industrializados pelos países subdesenvolvidos.
Dessa forma, Brasil, Argentina e México buscaram acentuar a produção industrial, focando, primeiramente, no mercado interno, com a intenção de reduzir as importações. Tal preocupação objetivava diminuir a dependência econômica e industrial.
Destaca-se também o processo industrial ocorrido principalmente no México, com a instalação das indústrias maquiladoras, aquelas em que a produção consiste apenas em montar peças de um mesmo produto que foram produzidas em outras partes do mundo. A maioria dessas empresas era norte-americana, em virtude do tratado econômico entre México e Estados Unidos. Tal fator ampliou ainda mais a dependência econômica dos mexicanos.

Tigres Asiáticos
Coreia do Sul, Cingapura, Hong Kong (que foi integrado ao território chinês em 1997) e Taiwan conheceram os seus processos de industrialização a partir das décadas de 1970 e 80. Caracterizaram-se pela grande abertura ao capital externo e pela instalação de multinacionais, com exceção da Coreia do Sul, que priorizou a construção de indústrias do próprio país.
Esses países seguiram o modelo japonês de produção industrial e realizaram uma intensa modernização tecnológica de suas produções, que cresceram em um ritmo mais rápido em comparação aos demais países subdesenvolvidos. Ao contrário da América Latina, os Tigres Asiáticos não dispunham de matéria-prima em seu território e, tampouco, um mercado consumidor. Por isso, sua produção industrial foi marcada por estar voltada ao mercado externo, fato que fragilizou, de certo modo, a economia desses países.

China

Com a instalação do regime socialista – de economia planificada –, a China passou a desenvolver e incentivar a produção industrial com o controle e posse exclusiva do Estado a partir das décadas de 1950 e 1960.
Entretanto, com a crise que assolava o mundo socialista a partir do final dos anos 60, uma nova estratégia foi elaborada: as ZEEs (Zonas Econômicas Especiais), que permitiam a instalação de empresas privadas no país – fossem elas nacionais ou estrangeiras – desde que se associassem a uma empresa estatal chinesa, assinalando um processo denominado joint venture. Além disso, os locais e os modos de instalação deveriam ser previamente definidos pelo governo chinês.
Tal política, associada a profundos investimentos no setor agrário e ao fato de a China possuir o mercado consumidor mais amplo e uma das mãos de obra mais baratas, proporcionou um crescimento industrial sem igual no país.
Indústria localizada em Seul, na Coreia do Sul. Este país representa um dos exemplos mais claros de formação dos NIC






___________________________________
AULA DIA 12-05 – GEOGRAFIA/PROF. PAULO


INDÚSTRIAS DA EUROPA

O trecho ocidental da Europa, que envolve principalmente a França e o Reino Unido, é considerado uma das regiões mais industrializadas de todo o planeta. Vários aspectos beneficiam o grande desenvolvimento econômico industrial desses países. Entre eles destaca-se e presença de recursos minerais e energéticos, como as jazidas de carvão mineral no Reino Unido, os depósitos de petróleo no mar do Norte e as jazidas de ferro e bauxita na França. Este país conta ainda com uma grande capacidade hidrelétrica disponível, a partir dos rios que descem dos Alpes e dos Pireneus. Os principais centros industriais dessa parte da Europa estão instalados junto a grandes cidades, como Londres e Manchester, no Reino Unido, e Paris, Lyon e Marselha, na França, e contam com as mais diversas atividades industriais – siderurgia, metalúrgica, química, e petroquímica, aeronáutica, eletrônica, têxtil e alimentícia.
Na porção central da Europa, o país que mais se destaca é a Alemanha, atualmente o mais industrializado de todo o continente. Com mais de 80 milhões de hab. e intensamente urbanizado, é considerado um dos países mais desenvolvidos do planeta, com uma renda per capita que supera a marca dos 25.000 dólares anuais. O mais importante recurso natural existente na Alemanha, que favoreceu todo o seu processo de desenvolvimento industrial, é o carvão mineral. As jazidas distribuem-se por diferentes pontos do país, porém com maior concentração na região drenada pelas águas do rio Reno e de seu afluente, o Ruhr. Graças à presença dessa importante fonte de energia é que a região conhecida como Vale do Rhur se tornou a de maior concentração industrial da Alemanha, em particular do setor siderúrgico. Nesse vale, com pouco mais de 5 mil Km² e 8 milhões de habitantes, localizam-se importantes polos urbanos industriais, como Colônia, Dortmund e Essen.
Na verdade, em todo o Vale do Reno observamos hoje a expansão do parque industrial alemão, com uma grande variedade de setores industriais: metalúrgico, mecânico, de máquinas e equipamentos, químico, petroquímico, automobilístico, eletrotécnico e farmacêutico, entre outros. Na porção meridional do continente europeu, o país mais industrializado é a Itália, cujo desenvolvimento industrial ocorreu de forma acelerada no período do pós-guerra, apesar de seu território não contar com importantes recursos naturais que pudessem favorecer a industrialização.
A rapidez da industrialização italiana só foi possível pela participação direta e efetiva do Estado, que facilitou o processo através de medidas de estímulo fiscal e da criação de infraestrutura, bem como por meio da instalação de grandes empresas industriais estatais, particularmente voltadas para os setores da indústria de base, como a siderurgia e a petroquímica. Tudo isso esteve aliado a entrada maciça de capitais estrangeiros na forma de investimentos diretos, com a instalação de indústrias transnacionais, e de investimentos indiretos, na forma de aplicações no mercado financeiro italiano. Também muito contribuiu para esse desenvolvimento industrial a entrada de divisas por meio do turismo, uma das atividades mais significativas da economia italiana.
     A principal área de concentração industrial da Itália, responsável por cerca de 70% de toda a produção industrial do país, é o Vale do Pó, no norte, uma extensa planície cortada de oeste para leste pelo rio Pó. Aí se destacam importantes polos industriais, como Milão, Turim e Gênova, com produções diversificadas, a exemplo dos setores siderúrgicos, químicos, petroquímico, de pneumáticos, automobilístico e outros. No leste da Europa existem dois países que se destacam na atividade industrial: a Rússia e a Ucrânia, cuja produção ainda reflete o longo período – mais de 70 anos – em que essas duas nações tiveram economia socialista. Assim, o parque industrial se volta fundamentalmente para o setor de bens de produção, e as indústrias de base se espalham por todo o território, especialmente junto às áreas mais ricas em recursos minerais e de fontes de energia.

As Principais Áreas Industriais


Os grandes centros industriais europeus se encontram em grande parte na Europa Ocidental.

Vejamos a seguir os principais:
Alemanha – É um dos países mais industrializados do mundo. Os maiores setores industriais se localizam principalmente na Bacia do Rio Reno, região do Ruhr, onde está localizada uma enorme região siderúrgica alemã, que se destaca pela facilidade do transporte fluvial(RENO), pelo mercado consumidor(CEE), e reserva de carvão.
Reino Unido – A evolução industrial da Alemanha está relacionada às grandes reservas de carvão, a boa localização, abundância de mão-de obra, e pelo sucesso como o maior centro econômico durante o século XIX. Ultimamente, o setor industrial do Reino Unido está passando por crises, que resultam numa decadência da produção. As principais indústrias são: siderúrgica, construção naval, automobilística, aeronáutica e têxtil.
França – O processo de industrialização se tornou forte somente com o fim da Segunda guerra Mundial, hoje é considerado um dos países mais industrializados do mundo. A indústria é uma das principais atividades do país, concentradas, sobretudo, em Paris.
Itália – No norte da Itália está localizado o maior centro industrial e também o centro financeiro do país. Destacando-se sua tradição artesanal, o forte comércio, a considerável quantidade de mão-de-obra, o investimento estrangeiro, e a facilidade de comunicação com a Europa Ocidental.
Rússia – É considerada uma grande potência industrial. Estão em evidencias as indústrias siderúrgicas, mecânica pesada e química. Os centros industriais se concentram nas regiões de Moscou, São Petersburgo.
Países nórdicos – É composta pela Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Islândia. O acesso aos recursos naturais e o aproveitamento da energia hidrelétrica possibilitam uma grande diversidade industrial nesses países. Destacando-se indústrias nas áreas siderúrgicas e mecânica e pesqueira.






___________________________________
AULA DIA 06-05 – GEOGRAFIA/PROF. PAULO


INDÚSTRIA DOS ESTADOS UNIDOS

Desde o início do século XX, os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar entre as maiores economias mundiais. Com um PIB em torno de 18 bilhões de dólares, está bem acima da segunda colocada, a China, com um PIB em torno de 11 bilhões.

A hegemonia econômica
Vários fatores contribuíram para que o sucesso da economia dos EUA desde a colonização: a ocupação não predatória durante a sua colonização (de povoamento), as grandes reservas naturais disponíveis, a formação de um amplo mercado consumidor interno e externo, o grande número de imigrantes que recebeu, importante produção científico-tecnológica e a influência político-econômica e militar sobre diversas regiões do mundo.
A participação americana nas duas grandes guerras mundiais também foi um fator importante, pois, durante esses períodos, foi o grande fornecedor de armas e suprimentos para os países beligerantes.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial e o acordo de Bretton Woods, o dólar americano passou a ter grande estabilidade e tornou-se a moeda de troca em nível internacional, fazendo com que muitos países tivessem interesse em estabelecer relações comerciais com o país a fim de captá-los para formar suas reservas cambiais.
Com isso, os EUA passaram a controlar diversos setores da economia internacional, inclusive em algumas delas exercendo forte controle monopolista através de suas empresas e instituições financeiras.
Atualmente, com o fim da Guerra Fria e a multipolarização das relações econômicas, o país recebe maior concorrência comercial dos países europeus e também do bloco asiático, especialmente JapãoChina e Tigres Asiáticos.

Os setores econômicos dos EUA

Setor primário
No setor primário, destaque para uma agricultura mecanizada e altamente produtiva e rentável, utilizando-se da engenharia genética, fazendo do país o primeiro produtor mundial de produtos transgênicos.
A criação de animais é outro ponto forte com bovinos (de corte e leiteiro), suínos, aves e ovinos. Em relação aos recursos naturais, destaque para a pesca nas águas geladas do estado do Alasca, a silvicultura, o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e o xisto.
A diversidade climática, geomorfológica, pedológica, o extenso território e a proximidade dos mercados consumidores explicam a existência de várias regiões agropecuárias especializadas, concentradas a leste do meridiano de 100 graus, e são denominadas belts (cinturões).
Os belts americanos.

Setor secundário
O setor industrial de tecnologia de ponta é muito forte, principalmente no estado da Califórnia. As indústrias automobilísticas, química, alimentícia, têxtil, entre outras, também se destacam.
A industrialização tradicional:
A maior concentração industrial do mundo abrange a costa nordeste do Atlântico e as áreas que bordejam os Grandes Lagos – as grandes siderúrgicas, as montadoras de veículos, as indústrias químicas e uma grande variedade de indústrias de bens de consumo estão concentradas na região.
A colonização de povoamento, os recursos minerais, a disponibilidade energética, os transportes (Grandes Lagos – rio São Lourenço) e os mercados consumidores explicam a grande concentração industrial.

A industrialização recente:
As jazidas de petróleo e o gás natural no golfo do México e na Califórnia, a expansão econômica japonesa e da sua periferia, ampliando a importância comercial da Bacia do Pacífico, a descentralização da indústria bélica e a produção científica e tecnológica foram fundamentais para a ascensão de novas áreas industriais no sul e no oeste, no chamado sun belt.
No estado da Califórnia, a mão-de-obra altamente qualificada e os volumosos investimentos de capital permitiram o surgimento de vários ramos industriais, tais como: eletrônico, de informática, de biotecnologia, bélico e aeroespacial. Na região de San Francisco, o grande destaque é o vale do Silício com uma enorme concentração de empresas de tecnologia de informação (produtos de alto valor agregado).
A distribuição espacial da indústria estadunidense apresenta uma forte ligação com a história econômica: NE – industrialização tradicional e sun belt – industrialização recente.

Setor terciário
No setor terciário, surge o turismo, importante motor econômico dos EUA, já que o país é muito procurado, principalmente Nova York, Miami, Orlando, Washington DC, Los Angeles, São Francisco, New Orleans, Las Vegas, Chicago, Boston, além do estado do Havaí. O sistema de transportes é de boa qualidade – rodovias, ferrovias, hidrovias e aeroportos.
O setor de finanças tem relevância pelos bancos, sistema imobiliário e as bolsas de valores localizadas em Nova York: New York Stock Exchange – NYSE (aberta em 1817, em Wall Street) com capitalização atual de mercado acima de US$ 10 trilhões e a Nasdaq (criada em 1971 e que, a partir da década de 2000, passou negociar ações do setor de alta tecnologia, como software, biotecnologia etc.) com capitalização atual de mercado acima de US$ 4 trilhões.

As regiões geoeconômicas dos EUA
Nordeste
O nordeste é a principal concentração urbano-industrial do país, com presença das megalópoles Bos-Wash e Chi-Pitts.
O Manufacturing Belt apresenta industrialização antiga, utilizando-se do sistema fordista. A descentralização industrial em direção ao sul e oeste, apelidou a área de Rust Belt (Cinturão da Ferrugem). Exploração de minério de ferro na região do Lago Superior (Grandes Lagos) e de carvão mineral nos Apalaches.
No setor agropecuário, importantes cinturões, como o de hortifrutigranjeiros – Green Belt e o da pecuária leiteira – Dairy Belt.
O turismo é outra importante atividade econômica da região, destacando a atuação de Nova York.
Sul e sudeste
O sul e sudeste apresentam grande importância econômica em relação ao setor industrial com a presença do Sun Belt – setor aeroespacial em Houston no Texas.
A agropecuária apresenta criação de bovinos de corte, Texas, e produções condicionadas pelo clima com temperaturas elevadas – culturas tropicais como o algodão – Cotton Belt, cana, cítricos – Fruit Belt, destaque para a laranja.
Exploração de petróleo no Golfo do México e Texas, que levou ao desenvolvimento dos setores petrolífero e petroquímico.
O turismo destaca-se como importante fonte de renda da Flórida.

Meio-oeste
O meio-oeste apresenta-se como a principal área agrícola do país – planície central, solos férteis, bacia Mississipi-Missouri, clima favorável e pradarias, que favoreceram o desenvolvimento dos cinturões do trigo – Wheat Belt e do milho – Corn Belt. Forte presença da agroindústria.

Oeste
O oeste apresenta relevo montanhoso – Montanhas Rochosas e os climas árido e semiárido, além do grande potencial hidrelétrico das bacias dos rios Colorado e Colúmbia.
O setor pecuarista destaca-se com a criação extensiva de bovinos de corte, além de ovinos e equinos, formando o Ranching Belt, que se desenvolveu na região graças à presença de estepes e pradarias.
A extração de ouro, cobre, zinco, urânio, carvão mineral e petróleo também exercem grande importância econômica.

Costa oeste
A costa oeste apresenta o Sun Belt, destacando a Califórnia, pela presença de setores de alta tecnologia (informática, aeroespacial, microeletrônica etc.) no Silicon Valley (Vale do Silício) e pelo “Pomar do Mundo” – fruticultura irrigada (sistema denominado de dry farming).
Os setores da indústria petrolífera e cinematográfica também se destacam. No aspecto urbano-industrial, ênfase para a Megalópole San-San.


Regiões geoeconômicas dos EUA







___________________________________
AULA DIA 29-04 – GEOGRAFIA/PROF. PAULO


DISTRIBUIÇÃO DA INDÚSTRIA PELO MUNDO


Para compreender a distribuição de fábricas pelo mundo é importante entender que as necessidades industriais variam de acordo com a época e com os produtos fabricados. Isso porque cada indústria vai buscar uma localização que possibilite a redução de custos produtivos, a maior proximidade de mercados consumidores ou qualquer outro fator que permita a ampliação da escala produtiva e do capital obtido. E como os produtos fabricados e as necessidades industriais são variáveis de acordo com o tempo e com o espaço, a Geografia das Indústrias também tem sofrido alterações desde o final do século XVIII.

Dentre as indústrias tradicionais, ligadas à Primeira e à Segunda Revolução Industrial, predominam como fatores locacionais:
Matérias-primas
Fontes de energia
 Mão de obra
 Mercado consumidor
Infraestrutura de transporte

Com o desenvolvimento de novas indústrias e novas tecnologias, outros fatores se tornaram muito importantes, como:
Rede de comunicações
Incentivos fiscais
 Mão de obra qualificada

Dependendo do tipo de indústria, cada um desses fatores pode ganhar uma importância maior, sendo o principal elemento para determinar a sua localização industrial. Por exemplo, durante a Primeira Revolução Industrial, o maior determinante para a localização de uma fábrica era a proximidade das jazidas de carvão mineral, que na época era a fonte de energia mais usada. Isso explica as grandes concentrações industriais surgidas em torno das bacias carboníferas britânicas. Ou seja, a Inglaterra foi a pioneira no desenvolvimento da indústria, mas isso não significa que todo o território inglês foi tomado por fábricas, já que estas se instalaram apenas em locais que possuíam vantagens produtivas que interessassem a elas.
Contudo, as indústrias contemporâneas e mais tecnológicas não necessariamente possuem as mesmas demandas de localização que as indústrias tradicionais. Ligadas à Revolução Técnico-Científica-Informacional (também chamada de 3ª Revolução Industrial), tais fábricas buscam outros locais, e têm promovido uma nova lógica de localização industrial. Para tais indústrias de ponta, a disponibilidade de mão de obra altamente qualificada e de redes informacionais velozes e estáveis costumam ser os fatores mais determinantes em sua localização – ao passo que não importa tanto a localização das matérias-primas, por exemplo. Sendo assim, as indústrias de alta tecnologia costumam localizar-se nos tecnopolos.
Desta forma, nota-se que efetivamente a Geografia das Indústrias sofreu muitas modificações ao longo do tempo: afinal, num primeiro momento, principalmente entre os séculos XVIII e XX, se consolidou uma forte concentração industrial. Tal concentração de fábricas em alguns poucos locais promoveu uma forte metropolização, ou seja, o surgimento de grandes metrópoles cuja economia era fortemente baseada na indústria. Porém, a partir da metade do século XX (e principalmente a partir dos anos 1970), o desenvolvimento de novas tecnologias, a melhora nos transportes e nas telecomunicações promoveu uma forte dispersão industrial. Essa desconcentração fabril colaborou para a diminuição do ritmo de crescimento das grandes metrópoles, ou seja, para uma desmetropolização, já que as fábricas que ali estavam se espalharam para cidades de médio porte, seja no mesmo país ou em outros lugares do mundo.

Os principais fatores locacionais

Como dito anteriormente, as indústrias não se localizam de forma aleatória no espaço. Contudo, na escolha da localização de uma indústria, não é considerado somente um fator, mas sim todos aqueles que são benéficos àquele tipo de indústria ou naquele momento histórico. Sendo assim, indústrias do século XIX buscavam vantagens locacionais diferentes das indústrias do século XXI.
Por exemplo, as indústrias do século XVIII, precisavam, quase em todos os casos, ficar próximas à sua matéria-prima de fonte energética – o carvão mineral. Em 2018, porém, a maioria das fábricas não precisa se instalar próxima a fontes de matéria-prima, pois a melhora dos transportes permite levar esta matéria-prima até os locais de produção industrial. Contudo, é claro que há exceções, de acordo com o tipo de produto fabricado. Um exemplo é o caso das indústrias mineradoras, que se localizam em lugares onde a matéria-prima está disponível.
Sendo assim, vale a pena destacar alguns dos principais fatores locacionais e as suas respectivas características:

Capitais
não é possível instalar e colocar em funcionamento uma indústria sem recursos financeiros, pois são esses que dão subsídio para a construção da edificação, para obter a área, aquisição de equipamentos e máquinas e todos os elementos necessários para o início da produção. Logo, é necessário ter capital produtivo (para ser investido na construção da fábrica). Por sua vez, o capital financeiro colabora dando mais recursos para que a indústria possa expandir suas atividades

Energia
a utilização de energia é indispensável para mover as máquinas e equipamentos, e ao escolher um local para instalação de um empreendimento é preciso verificar qual fonte enérgica está disponível e a quantidade oferecida, uma vez que essa tem que ter um número abundante, pois o custo de instalação de uma fábrica é muito elevado e não pode haver falta de energia durante o processo produtivo. No passado, era necessário estar muito próximo às fontes de carvão mineral. Hoje, o petróleo é a fonte de energia mais utilizada, e até por ser mais fácil de transportar e armazenar do que o carvão mineral, permite que a maior parte das indústrias possa ter mais flexibilidade na hora de escolher o local de instalação.

Mão-de-obra
Dentro de um sistema capitalista, as pessoas vendem sua força de trabalho em troca de um salário, que é usado para garantir a manutenção do trabalhador e de sua família. E por muito tempo a maioria absoluta das indústrias estiveram instaladas em grandes centros urbanos, por serem locais com melhor infraestrutura, maior mão-de-obra e mercado consumidor. Essa combinação de fatores fez (e ainda faz) com que muitas pessoas se deslocassem para áreas de aglomeração industrial, em busca de trabalho, num cenário que levou ao grande aumento populacional nas grandes metrópoles. As indústrias se favorecem em locais onde há grande oferta de trabalhadores, pois podem oferecer menores salários para os proletários – que por sua vez acabam aceitando as baixas remunerações pelo medo de perderem seus empregos.
Atualmente, outro motivo que favorece a implantação de empreendimentos industriais em grandes núcleos urbanos é a existência de trabalhadores com qualificação profissional, pois nas cidades maiores estão os principais centros de difusão de informação e tecnologia, como as universidades e centros de pesquisas. Portanto, para determinadas tarefas faz muita diferença a presença de mão-de-obra barata, enquanto para outras o que mais importa é a mão-de-obra qualificada.
Matéria-prima
Esse item ocupa um lugar de destaque no processo produtivo, pois é a partir dessa que será agregado um valor correspondente ao resultado do trabalho e automaticamente o lucro da produção. Diante da importância, essa deve permanecer o mais próximo possível, pois quanto mais perto ela se encontra menores serão os custos com o transporte entre a fonte fornecedora e a processadora. Historicamente, essa proximidade foi usada para diminuir o custo final e garante o aumento da lucratividade. Porém, do mesmo modo que ocorreu com a energia, atualmente há outros fatores mais importantes para a escolha da localização industrial, em função da melhora dos transportes – o que não significa que a matéria-prima deixou de ser importante, especialmente para alguns tipos de indústria como as siderúrgicas, metalúrgicas e mineradoras.

Mercado consumidor
A escolha em estabelecer-se próximo aos núcleos urbanos é proveniente da proximidade entre a indústria e os possíveis consumidores em potencial. Desse modo, as fábricas reduzem gastos com transporte, além de dinamizar o seu fluxo até os centros de distribuição. Atualmente, continua sendo um fator importante, especialmente para indústrias que fabricam produtos perecíveis.

Meios de transporte
Um sistema de transportes é de extrema valia para a produção e distribuição industrial, e por isso mesmo os locais com precária infraestrutura não costumam ser polos industriais. Afinal, é necessário transportar matérias-primas para a fábrica; e depois, os produtos fabricados para o mercado consumidor. Caso a logística de transportes não seja boa, o custo do frete se torna muito alto e o tempo de deslocamento da mercadoria também, o que acaba aumentando o custo final do produto e reduzindo a competitividade da empresa. Dessa forma, a maioria das empresas não pode, de forma alguma, abrir mão de uma localização bem servida por meios de transporte minimamente eficazes. Justamente por isso, cada vez mais tem havido uma integração entre diversos meios de transporte, com o objetivo de reduzir os custos do frete e acelerar a circulação de mercadorias entre os diversos locais do mundo.

Incentivos fiscais
É quando o governo concede isenções de impostos (como o ICMS) às indústrias, para que elas se instalem em seu território. Em muitos casos, há também a concessão de terrenos para a instalação da unidade produtiva da fábrica. No Brasil, instalou-se nos últimos anos uma “guerra fiscal” entre municípios e estados da federação para a atração de indústrias para seus respectivos territórios. A concessão de incentivos e vantagens fiscais se tornou quase uma regra a partir do final do século XX, e é um dos principais fatores de escolha locacional das indústrias na atualidade.

Ciclo do produto
atualmente, a fabricação de um produto costuma ser dividida em locais de produção diferentes. Por exemplo, no caso da fabricação de um carro, os motores podem ser feitos em um país; os chassis em outro; e a junção das peças para a finalização do veículo pode ocorrer em um terceiro local. Esse processo, chamado de fragmentação da produção, é uma das características da desconcentração industrial. Por conta disso, cada etapa do processo de produção pode exigir fatores locacionais diferentes. Segundo o economista Georges Benko, para cada fase de produção de um objeto industrial existe uma lógica espacial. De acordo com Benko, um produto pode ter três fases de produção: desenvolvimento, estandardização (ou amadurecimento) e declínio. E por conta disso, seguindo a lógica capitalista de otimização de custos, cada fase requer um tipo de força de trabalho mais representativa e um local de produção mais apropriado.

Classificação dos tipos de indústria

A forma mais típica de classificação das indústrias as divide em três grupos, de acordo com o tipo de produto que fabricam: indústrias de bens de produção, indústrias de bens de capital e indústrias de bens de consumo.
As indústrias de base ou bens de produção são as responsáveis pela transformação das matérias-primas brutas em industriais. Por conta disso, costumam se localizar nas proximidades das fontes de matérias-primas ou em regiões portuárias, que garantam o deslocamento dos grandes volumes de matéria-prima e de mercadoria fabricada. Tais indústrias são divididas em duas vertentes: as extrativas e as de bens de capital. As indústrias extrativas são as que extraem matéria-prima da natureza (vegetal, animal ou mineral) sem que ocorra alteração significativa nas suas propriedades elementares. Como exemplos, temos a indústria madeireira, a petrolífera e a mineradora. Já as indústrias de equipamentos são responsáveis pela transformação de bens naturais ou semimanufaturados para a estruturação das indústrias de bens intermediários e de bens de consumo. É o caso das fábricas de máquinas, das siderúrgicas e das metalúrgicas.

As indústrias de bens de capital ou intermediárias correspondem ao segmento responsável pela fabricação de máquinas e equipamentos que serão utilizados na linha de produção de outras indústrias. Ou seja, fabricam produtos que normalmente são comprados e usados por outras fábricas. Por isso mesmo, geralmente se localizam próximas aos seus mercados consumidores, nas grandes regiões industriais. Por fim, as indústrias de bens de consumo fabricam produtos destinados ao abastecimento da população. Podem ser classificadas como não duráveis (alimentos, bebidas etc.), semiduráveis (vestuário, calçados etc.) e duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis etc). 

Tipos de industrialização
Os três principais tipos de industrialização são: clássica, tardia e planificada.
A industrialização das sociedades proporciona profundas alterações no espaço geográfico. Graças a ela, novos elementos passam a fazer parte da vida das pessoas, das cidades e do campo, eleva-se a demanda por energia e o consumo médio da população, além de intensificar ou acelerar o processo de urbanização. Desse modo, é notória a inferência de que as indústrias constituem um dos mais importantes atores de produção e transformação do espaço.
Ao longo do tempo, a humanidade conheceu três processos distintos de modelos industriais pelos quais os diferentes países e localidade vivenciaram. Essas tipificações estão relacionadas a fatores econômicos e políticos relacionados ao desenvolvimento das nações pelo mundo. Os principais tipos, no que se refere ao modelo, são: industrialização clássica, planificada e tardia.

Industrialização clássica é característica dos países desenvolvidos, ocorrendo ao longo da I Revolução Industrial naqueles que eram considerados os principais centros econômicos e políticos do planeta. Seu início se deu na Inglaterra e se disseminou por outras partes do mundo, como a França, os Estados Unidos e o Japão.
De início, essa industrialização provocou uma série de problemas urbanos, principalmente aqueles relacionados à marginalidade da classe trabalhadora que, até então, não dispunha de muitos direitos trabalhistas. Atualmente, os países que passaram por esse tipo de industrialização são os principais precursores de novas tecnologias e inovações no campo produtivo.

 Industrialização planificada ocorreu nos países do antigo “segundo mundo” socialista durante o século XX. Corresponde às economias de estado, como nas repúblicas que integraram a União Soviética, além de China, Cuba e outras nações.
Nesses países – que em algumas perspectivas não são consideradas socialistas, mas “capitalistas de Estado” - as instituições financeiras e industriais, bem como os meios e instrumentos nelas utilizados são de propriedade estatal, não havendo propriedade privada. Nesses países, a industrialização também se deu de forma acentuada, interligando as diferentes regiões em uma elevada interdependência de serviços e infraestrutura, além de apresentar um êxodo rural um pouco mais controlado em função das reformas sociais aplicadas no meio agrário.

Industrialização tardia ou periférica encontra-se em curso em muitos países e é predominante em economias subdesenvolvidas ou emergentes. Esses países começaram a dinamizar as suas práticas industriais apenas na segunda metade do século XX em diante (alguns deles ainda nem iniciaram esse processo de forma mais intensificada), o que justifica, em partes, o atraso tecnológico por eles vivenciados.
Esse tipo de industrialização, diferentemente dos outros dois, não ocorre pela ação das indústrias nacionais e sim pela iniciativa privada estrangeira, geralmente representada por grandes corporações multinacionais. Por esse motivo, não há avanços em uma produção tecnológica, cujo conhecimento e desenvolvimento se faz pelo capital estrangeiro oriundo dos países desenvolvidos.
Os efeitos desse processo foi uma urbanização extremamente acelerada e um êxodo rural descontrolado em função do processo de mecanização do campo, que substituiu, em grande parte, os trabalhadores rurais por máquinas. A consequência é o inchamento das cidades e a manifestação de inúmeras contradições sociais, como as favelas e outras moradias precárias, além de inúmeros problemas de caráter socioambientais urbanos.













________________________________
AULA DIA 22-04 – GEOGRAFIA/PROF. PAULO


SISTEMAS DE PRODUÇÃO

Os sistemas de produção referem-se ao modo como empresas e fábricas adotam estratégias para aumentar os lucros. 

Industrialização e trabalho

A Revolução Industrial no século XVIII trouxe enormes transformações nos meios de produção e no cenário urbano europeu. O pioneirismo inglês no processo de industrialização somente alimentou a força econômica que a Inglaterra exercia no mundo.
A ascensão industrial substituiu as manufaturas e a produção artesanal e acentuou o aumento da produção de mercadorias e a crescente busca por mercados consumidores. Com o desenvolvimento industrial, as paisagens urbanas foram se transformando radicalmente: uma rápida urbanização sem planejamento foi fator recorrente durante a industrialização.
No século XIX, com a 2ª Fase da Revolução Industrial, as novas tecnologias aplicadas às indústrias, às comunicações e aos transportes integraram cada vez mais as distantes e distintas partes do mundo, ocorrendo a chamada “compressão espaço-tempo”. Com a invenção do telefone, do trem a vapor e do automóvel, o deslocamento e a comunicação passaram a ser realizados de forma mais rápida.
Desde a segunda metade do século XX até os dias atuais, testemunhamos a revolução tecnológica empreendida pela produção e o fácil acesso às mais desenvolvidas tecnologias. Com um clique instantâneo, os indivíduos se comunicam a milhares de quilômetros de distância. Exemplos dessas tecnologias são os computadores e suas ferramentas (e-mail, bate-papo, chats, páginas de relacionamentos pessoais, dentre outros).
Nos dias atuais, o entendimento que tivemos da “compressão espaço-tempo” ampliou-se com o desenvolvimento tecnológico. Em poucas horas, uma pessoa se desloca entre qualquer parte do Brasil por meio do avião; nas cidades, enormes distâncias são percorridas desde a implantação dos serviços de metrô; e as cartas (antigas correspondências) foram substituídas pelo e-mail (mensagem instantânea), que não demora vários dias para chegar, como nos casos das cartas convencionais.
Assim, durante a 2ª Fase da Revolução Industrial, com a ascensão de novas tecnologias (produção do aço, do automóvel, da energia elétrica), as indústrias substituíram a mão de obra humana pela mecanizada. A partir de então, o número de trabalhadores desempregados aumentou significativamente, ocorrendo, também, a redução salarial. Em decorrência desses fatores, de 1870 a 1900 ocorreu a primeira crise do sistema capitalista, a chamada Grande Depressão.
As consequências dessa crise levaram à quebra e à falência de milhares de pequenas e médias empresas, que foram incorporadas por grandes empresas, formando, assim, as grandes indústrias ou os monopólios. A ascensão da classe trabalhadora (quase não existiam direitos trabalhistas nesse período) ficou estagnada durante esse processo, levando ao retraimento do mercado, pela redução da capacidade consumidora dos trabalhadores. No ano de 1929, o sistema capitalista passou pela segunda grande crise: milhões de empresas decretaram falência e muitas pessoas ficaram desempregadas.
Hoje em dia, com o atual estágio da industrialização e com o desenvolvimento das automações (softwares, computadores que controlam as linhas de produção das indústrias) e da mecatrônica (que produz as automações), a situação da classe trabalhadora se encontra cada vez mais em risco.
Segundo o sociólogo alemão Ulrich Beck, “estamos convivendo com dois modelos de pleno emprego, os quais devem ser distinguidos com muito cuidado”, explica Beck, “um é o do Estado de Bem-Estar Social, modelo que previa, além do pleno emprego, seguridade social, plano de carreira para a classe média e estabilidade no emprego. O outro modelo é o que chamamos de emprego fácil ou flexível, que implica carga horária variável, atividades de meio turno e contratos temporários, nos quais as pessoas desempenham vários tipos de trabalho ao mesmo tempo” (GALISI FILHO apud CARDOSO, 2006, p. 20).
A partir da análise do sociólogo alemão, Beck, podemos concluir que o primeiro modelo de emprego prevalecente nos tempos atuais (o modelo que garante estabilidade e seguridade social e um plano de carreira) é aplicado nos países desenvolvidos, onde o governo financia e investe grandes recursos na qualificação profissional dos trabalhadores, garantindo a estes melhores condições de emprego e de vida. Já o segundo modelo, que é o emprego fácil, com carga horária variável e contrato temporário, é o que prevalece no Brasil e nos demais países emergentes, onde o governo não destina grandes partes dos recursos para a formação e a qualificação profissional dos trabalhadores, restando a estes um subemprego e péssimas condições de vida.

SISTEMA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL


Taylorismo


O Taylorismo, também conhecido por Administração Científica, foi desenvolvido pelo estadunidense Frederick Winslow Taylor (1856-1915), no final do século XIX e início do século XX.
A Administração Científica foi desenvolvida em meio a um processo de transformação gerado pela segunda Revolução Industrial, com o aço substituindo o ferro, e a energia elétrica e o petróleo sendo usados no lugar do vapor.
Engenheiro mecânico, Taylor, também conhecido como “Pai da Administração Científica”, construiu sua carreira trabalhando em importantes empresas como: Midvale Steel Company, Bethlehem Steel Company e Cramps Shipbuilding Company. Ele escreveu cinco livros, dentre eles: Princípios da Administração Científica e Gerência de Fábrica que permitiram com que fizesse parte do rol de pessoas, em especial engenheiros, que contribuíram com o pensamento administrativo.

A Administração Científica se baseia em quatro princípios básicos, desenvolvidos por Taylor, que visam melhorar o desempenho da organização:
·     1º Princípio: O estudo, por parte da gerência, das tarefas (Estudo dos tempos e movimentos). Este deve ser feito de forma a levantar o conhecimento que se encontra na cabeça dos trabalhadores, registrá-los, medi-los, simplificá-lo e reduzi-lo ao mínimo, observando assim, a melhor maneira de se executar a tarefa. Em seguida, criam-se regras e leis que irão retornar aos trabalhadores que as colocam em prática.
·     2º Princípio: A gerência deve fazer uma seleção científica dos trabalhadores de forma a escolher a melhor pessoa para a execução de uma tarefa e cuidar do seu contínuo desenvolvimento.
·     3º Princípio: é o momento em que as leis e regras criadas no primeiro princípio voltam para o trabalhador selecionado através de cartões de instrução. Assim, as “melhores pessoas” são treinadas para a realização da tarefa da “melhor maneira”.
·     4º Princípio: divisão do trabalho. Aqui a gerência, representada pelos administradores e engenheiros, estabelecem os padrões e os operários apenas obedecem.

Este quarto princípio é particularmente importante e característico da Administração Científica. Antes, os trabalhadores realizavam quase todas as tarefas, sem se preocuparem com o tempo que gastavam ou com o quanto produziam. No Taylorismo, a gerência passa a ser mais presente, as atividades dos trabalhadores, mais específicas. Com isso, surgiu um sistema de cooperação entre os dois grupos (gerência e trabalhadores) visando alcançar objetivos. Aos trabalhadores era cobrada a execução correta que lhes foram ensinados e a produção. Taylor acreditava que o sucesso do trabalhador estava associado ao sucesso da organização.
Outro ponto relevante a ser observado na Administração Científica é a remuneração. No século XIX, os funcionários recebiam um incentivo negativo: a motivação era baseada no medo de serem dispensados. Com os princípios de Taylor, o incentivo passou a ser positivo: ele propôs o pagamento por peça. Sendo assim, como foi mencionado anteriormente, quanto maior a produtividade da organização, mais o trabalhador ganharia.
Apesar de estarmos falando de princípios que foram desenvolvidos há mais de um século, é interessante salientar que eles não descartados ou esquecidos, mas aprimorados. Ainda hoje é possível detectar traços dos princípios do Taylorismo na administração das organizações.

Fordismo


A semelhança do termo “Fordismo” com o nome da marca da grande multinacional do setor automobilístico não é mera coincidência. Ambos vieram do nome de Henry Ford (1863-1947), maquinista estadunidense de Michigan. Mesmo tendo frequentado a escola de forma irregular por somente oito anos, ele revolucionou a indústria como um todo e a automobilística em particular.
É comum ouvir que Ford criou a linha de montagem, o controle de estoque em tempo real, a gestão de recursos humanos e a produção em massa. Isso é um equívoco. Na verdade, o que ele fez foi usar esses conceitos com eficácia extraordinária.

O Fordismo se baseia em três princípios:
·     Intensificação: aqui, o objetivo era reduzir o tempo que se levava para produzir um produto através da utilização de meios adequados e, dessa forma, fazer com que ele chegasse rapidamente ao mercado. Com essa ideia em mente, Ford desenvolveu a linha de montagem móvel, em que o trabalho ia até o trabalhador.
·     Economicidade: tinha como meta fazer com que as empresas reduzissem ao mínimo seus estoques. Neste princípio foram trabalhadas as questões da integração vertical (quantas etapas um produto passa até chegar ao consumidor) e integração horizontal (número de centros de distribuição espalhados geograficamente com o intuito de facilitar e agilizar a distribuição do produto). Foi exatamente pensando nisso que Ford desenvolveu um sistema de franquias que colocou uma concessionária em milhares de cidades da América do Norte.
·     Produtividade: a especialização do trabalhador faz com que ele se torne mais produtivo.

Ford visava atingir o mercado de massa. Os automóveis eram à época exclusividade das classes muito abastadas. O Rolls Royce, por exemplo, era produzido pelo antigo sistema artesanal. Cada veículo era artesanal, lapidado por encomenda. Já o Ford T, primeiro produto a ser fabricado pelo sistema fordista, conseguiu ter seu custo drasticamente reduzido lançando-se mão dos princípios acima, além de contar com peças padronizáveis e intercambiáveis.
Além de reduzir o custo através da padronização do produto, Ford também elaborou um sistema de pagamento baseado em bônus e altos pagamentos que cresciam à medida que a produtividade aumentava. Como consequência, os próprios operários se tornaram parte do mercado consumidor e os carros passaram a fazer parte da realidade das classes proletariadas. Nesse sentido, é possível dizer que o Fordismo teve um importante papel social.
Apesar do Fordismo ter contribuído para que a segunda Revolução Industrial atingisse seu ponto mais alto no início do século XX, ele tinha alguns problemas. Um deles era a produção eficiente concentrada em um só modelo. Diz uma anedota que Ford deixava seus clientes escolherem qualquer cor para seu automóvel, desde que ela fosse preta. A piada mostra como o Fordismo favorece a quantidade em detrimento da qualidade e o foco mais voltado para o produto que para o mercado. O sistema, apesar de sua eficiência, não dava muito espaço para a inovação e a adaptação às oscilações do mercado.

Toyotismo




O toyotismo é um sistema de produção industrial difundido a partir da década de 1970 e caracterizou-se por flexibilizar a fabricação de mercadorias.Toyotismo – também conhecido como acumulação flexível – é um modelo de produção industrial idealizado por Eiji Toyoda (1913-2013) e difundido pelo mundo a partir da década de 1970 após a sua aplicação pela fábrica da Toyota, empresa japonesa que se despontou como uma das maiores empresas do mundo na fabricação de veículos automotivos.
A característica principal desse modelo é a flexibilização da produção, ou seja, em oposição à premissa básica do sistema anterior — o fordismo, que defendia a máxima acumulação dos estoques —, o toyotismo preconiza a adequação da estocagem dos produtos conforme a demanda. Assim, quando a procura por uma determinada mercadoria é grande, a produção aumenta, mas quando essa procura é menor, a produção diminui proporcionalmente.
Podemos dizer que o Toyotismo surgiu no Japão em virtude das condições geográficas do país e das transformações históricas relacionadas ao término da Segunda Guerra Mundial. Assim, dispondo de um espaço geográfico reduzido e de um mercado consumidor menor do que o das potências ocidentais, o Japão não conseguia se adequar ao modelo fordista de produção em massa.
Ainda na década de 1950, Eiji Toyoda visitou algumas fábricas norte-americanas a fim de melhor conhecer os seus respectivos processos produtivos. Lá se deparou com empresas gigantescas que detinham grandes espaços para a estocagem de produtos industrializados. Ao fazer as suas constatações, Toyoda não tardou em perceber que o seu país, o Japão, vivendo um complicado período pós-guerra, não conseguiria se adequar àquele modelo industrial. Esse foi o início para que, mais tarde, ele viesse a idealizar um sistema em que a produção ocorresse de forma mais flexibilizada.
Mas além das condições geo-históricas, para o sistema toyotista existir também era necessário um avançado sistema tecnológico nos meios de transporte e comunicação, algo impensável nos tempos em que o fordismo havia sido idealizado. Isso porque a rapidez no deslocamento e no fluxo de mercadorias era uma das bases para que a produção flexibilizada fosse direcionada para o consumo sem atrasos.
assim, uma das técnicas mais utilizadas por esse modelo industrial foi o Just in time, que significa “em cima da hora”, em tradução livre. Esse modelo funciona na combinação entre os sistemas de fornecimento de matérias-primas, de produção e de venda. Assim, apenas a matéria-prima necessária para a fabricação de uma quantidade predeterminada de mercadorias é utilizada, que deve ser realizada em um prazo já estabelecido, geralmente muito curto.
Com a adoção do just in time, as fábricas passaram a economizar dinheiro e espaço na estocagem de matérias-primas e mercadorias, além de agilizar a produção e a circulação.
Outro ponto importante referente ao sistema toyotista é a diminuição da oferta de empregos, haja vista que o processo de trabalho também se flexibiliza e, ao longo do processo produtivo, um mesmo trabalhador realiza diversas funções, diferentemente do fordismo, em que o trabalho era mecânico e repetitivo. Isso serviu para ampliar o desemprego no setor secundário da economia (que é o setor das indústrias) e transferir a mão de obra para o setor terciário (o setor de serviços), onde os empregos se concentram mais na distribuição de mercadorias do que propriamente em sua produção.
O toyotismo, em linhas gerais, pode ser considerado como o sistema responsável pela terciarização da economia, algo que já ocorreu nos países desenvolvidos e que vem se acelerando também no mundo subdesenvolvido.

Volvismo


O Volvismo constitui um modelo de organização do trabalho, criado pelo engenheiro indiano Emti Chavanmco, na década de 1960, na planta da Volvo na cidade sueca de Kalmar. Posteriormente, também foi implantado nas plantas das cidades Torslanda (1980-81) e Uddevalla (1988), igualmente na Suécia. É um modelo pós-Fordista que concilia tanto os aspectos tecnológicos quanto os humanos presentes no sistema de produção.
Para se compreender como se deu a implantação do Volvismo é preciso, antes, conhecer as características da indústria sueca. Os trabalhadores têm autonomia bem como conhecimento para detectar oportunidades e experimentá-las, de modo a agregar valor ao produto final. Isso ocorre porque eles são treinados a fazerem parte de equipes auto-gerenciáveis. A indústria sueca se caracteriza endogenamente, ou seja, internamente, ainda, por um elevado grau de automação e informatização. Em contrapartida, uma mão-de-obra altamente educada e qualificada, além da presença marcante de sindicatos trabalhistas caracteriza essa indústria exogenamente, ou seja, do ponto de vista exterior. A combinação dessas características, somado ao fato de as fábricas da Volvo buscarem internacionalizar a produção e possuírem uma cultura organizacional que vêem com bons olhos o experimentalismo, permitiu o desenvolvimento do Volvismo. É um modelo em que o funcionário tem papel mais importante do que teve no Fordismo. Até porque, os jovens desse país se recusavam a trabalhar em um modelo em que fossem tratados como “partes de uma máquina”, como acontecia no modelo Taylorista.

As principais características que se pode notar no Volvismo são:
·     Flexibilidade funcional na organização do trabalho;
·     Organização autônoma do trabalho, com ampla participação do trabalhador nos processos de tomada de decisão referentes ao processo de produção, além de preocupação com o bem estar dos trabalhadores e boas condições de trabalho;
·     Centralização e automação no sistema de manuseio de materiais;
·     No Volvismo, os funcionários não são apenas montadores de partes. São, sim, montadores de veículos. Isso porque as tarefas eram distribuídas conforme as competências de cada trabalhador que, por sua vez, eram aperfeiçoadas constantemente. Dessa forma, a organização do trabalho passou a ser feita em grupos autônomos que, ao final de um ciclo de duas horas conseguia entregar um carro montado.
·     Prova da importância do trabalhador no Volvismo é o planejamento de Recursos Humanos como parte da estratégia produtiva.
·     Investimento pesado em aperfeiçoamento e treinamento de operário.

O modelo Volvo da época não dava atenção ao fator humano somente dentro de suas plantas. Ele também se preocupava em criar uma boa relação extramuros com a sociedade, através de investimentos sociais da empresa, tais como a construção de escolas e igrejas, o que resultou não só uma boa imagem da empresa aos olhos da sociedade, como também um maior espaço político da empresa entre cidadãos e Estado.













__________________________________

AULA DIA 16-04 – GEOGRAFIA/PROF. PAULO

INDUSTRIALIZAÇÃO


Entende-se por industrialização o processo de transformação de matérias-primas em mercadorias ou bens de produção (esses últimos podendo ser novamente transformados) por meio do trabalho, do emprego de equipamentos e do investimento de capital. Obviamente, o crescimento da atividade industrial aumentou a demanda por matérias-primas e mais recursos naturais, por isso o ser humano passou a explorar ainda mais a natureza e, sobre ela e o espaço em geral, realizar cada vez mais intervenções e impactos.
Na visão de muitos autores no campo das Ciências Humanas, o processo de industrialização é sinônimo da era da modernidade, ou seja, a industrialização das sociedades marca, assim, a inserção delas no mundo moderno.
A Industrialização é processo histórico que teve como marco o advento da máquina a vapor, quando a indústria passa a dominar a economia, impulsionando a urbanização e o crescimento demográfico no seu entorno.
Esse processo modificou também todas as relações sociais e econômicas em função da industrialização, pela qual haverá aumento na divisão de trabalho, com o consequente aumento da produtividade (industrial e agrícola), da renda per capita e do estabelecimento da classe média e do padrão de consumo atual.


Buscou-se a implantação de novas fontes de energia, bem como da maximização dos lucros pela substituição dos modos de produção artesanais.
De fato, a industrialização começou com a Revolução Industrial, que teve seu berço na Inglaterra durante o século XVIII, quando as mudanças tecnológicas, o acúmulo de capitas pela burguesia e fenômenos como o cercamento dos campos, que levou os trabalhadores para as áreas urbanas, permitiram o estabelecimento da economia de mercado, bem como do sistema capitalista.
Posteriormente, ao longo do século XIX, outros países europeus irão seguir o mesmo caminho em busca de riqueza e lucro proporcionados pelos avanços dos meios de produção.
Não obstante, nos países emergentes esse processo de industrialização ocorrerá mais tardiamente e levará a algum nível de dependência em relação aqueles que foram os pioneiros da Revolução Industrial.
Um dos principais agentes de produção e transformação do espaço geográfico na sociedade atual, sem dúvidas, é a atividade industrial, pois ela provoca efeitos sobre os movimentos populacionais e o crescimento das cidades; interfere nos tipos de produção no meio urbano e também no meio rural, entre outros.
Evolução da atividade industrial – breve histórico
Ao longo do tempo, as sociedades pré-industriais e industriais passaram por sucessivos estágios de transformação, o que gerou diretas consequências sobre os tipos de produção de mercadorias e a forma de inserção destas no mercado.

Fase pré-industrial (artesanal): 

a fase da atividade artesanal – isto é, quando essa prática era o modo de produção predominante – estendeu-se desde a Antiguidade até o século XVII. A produção era individual e centrada na figura do artesão, que atuava desde o início do processo produtivo até, por vezes, a comercialização de seus produtos.

Fase manufatureira: 
as primeiras indústrias pautavam-se na manufatura, ou seja, no trabalho manual. Essa fase estendeu-se durante o século XVII até meados do século XVIII, quando se iniciou, na Inglaterra, o processo de Revolução Industrial. Utilizava-se o trabalho manual e máquinas simples com a inauguração do processo de divisão de tarefas e a formação das classes trabalhadoras (os assalariados) e as patronais (os patrões).

Fase maquinofatureira ou industrial:
 podemos dizer que a fase industrial propriamente dita ocorreu após o início da I Revolução Industrial com a invenção de maquinários capazes de intensificar a produção e empregar um maior número de trabalhadores, além de produzirem novos e variados tipos de mercadorias. Com o tempo, essa atividade aperfeiçoou-se com a Segunda e Terceira Revoluções Industriais.

Fase pós-industrial: embora não haja consenso sobre esse termo, a fase pós-industrial seria aquela em que as indústrias, embora ainda muito importantes, deixam de desempenhar um papel central no cerne das sociedades em uma etapa recente. A principal característica, nesse caso, é o deslocamento do emprego para o setor terciário (comércio e serviços), em um fenômeno que os economistas chamam de terciarização da economia.

É válido ressaltar que as etapas acima mencionadas não se sucederam de forma linear em todas as sociedades e nem de modo igualitário. Alguns países ou regiões do mundo somente conheceram o processo de industrialização em sua fase mais avançada ou moderna; outras regiões, em alguns países subdesenvolvidos, sequer podem ser consideradas como sociedades industriais.

Revolução Industrial

As fases da revolução industrial compreendem os diversos momentos desde o início do avanço do processo industrial, que começou na Inglaterra no século XVIII.
.
Causas da Revolução Industrial

As causas da Revolução Industrial favoreceram, a partir do século XVIII na Inglaterra, uma grande mudança no sistema econômico, social e político, que aos poucos foi se espalhando por outros países europeus e do mundo.
O advento da Revolução Industrial marcou uma fase de intensa industrialização com o uso das máquinas, em detrimento do trabalho artesanal (manual).

As principais causas da Revolução Industrial na Inglaterra foram:
Hegemonia naval inglesa e posição geográfica estratégica
Ausência de barreiras alfandegárias (zona de livre comércio da Europa)
Crescimento demográfico na Europa
Fortalecimento e investimento da burguesia
Fim da monarquia e do absolutismo na Inglaterra
Surgimento do parlamentarismo
Aumento da riqueza e acúmulo de capital
Revolução comercial e expansão do comércio internacional
Consolidação do sistema capitalista (capitalismo industrial)
Desenvolvimento da indústria metalúrgica e siderúrgica
Criação de máquinas para as indústrias
Invenção da máquina de fiar, tear mecânico e da máquina a vapor
Melhoria dos métodos agrícolas
Grande disponibilidade de matéria-prima na Inglaterra
Aperfeiçoamento e inovação das técnicas de produção
Mecanização dos processos de produção
Crescimento do mercado consumidor mundial
Aumento do êxodo rural (mão-de-obra barata)
Progresso técnico e científico
Influência do Iluminismo e revolução intelectual
Introdução do liberalismo político e econômico

Fases da Revolução Industrial

Está dividida em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial. Confira abaixa o resumo de cada um desses períodos e suas principais características
Primeira Revolução Industrial

Primeira Revolução Industrial teve início na Inglaterra no século XVIII e durou de 1750 a 1850. Essa fase foi caracterizada por diversas descobertas as quais favoreceram a expansão das indústrias, o progresso técnico e científico e a introdução das máquinas.
Nesse ínterim, a passagem da manufatura para o sistema fabril foi impulsionada pelas invenções da máquina de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor que resultou na mecanização dos processos.
Foi assim que ocorreu a expansão das industrias têxteis, metalúrgica, siderúrgica e dos transportes. O uso do carvão para alimentar as máquinas foi essencial nesse momento.
Como resultado, temos o aumento da produção, a substituição do trabalho manual pelo industrial (da manufatura para a maquinofatura), o desenvolvimento do comércio internacional e o aumento do mercado consumidor.
Quem estava afrente desse processo e contribuiu para sua expansão foi a classe burguesa que detinha recursos e que ansiava pelo lucro. Nesse sentido, surgiu a classe operária ou trabalhadora chamada de proletariado, mão de obra barata explorada nas fábricas.
Vale lembrar que nessa época a Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, o que transformou Londres na mais importante capital financeira internacional e o país numa grande potência econômica dominante. Mais tarde, ela foi se expandindo para outros países europeus.

Segunda Revolução Industrial

Segunda Revolução Industrial começa em meados do século XIX e durou de 1850 a 1950. Esse período foi marcado pela consolidação do progresso científico e tecnológico, se espalhando por outros países da Europa, como França e Alemanha.
Muitas descobertas foram importantes para alavancar esse progresso que agora não se restringia somente à Inglaterra. Merecem destaque:
a invenção da lâmpada incandescente;
criação dos meios de comunicação (telégrafo, telefone, televisão, cinema e rádio);
avanços na área da medicina e da química, como a descoberta dos antibióticos e das vacinas.
Além disso, avanços nos processos de utilização do aço foram essenciais para a construção de máquinas, pontes e fábricas. No tocante a sua utilização, devemos ressaltar que o aço foi essencial para a construção dos trilhos das ferrovias, marcando consideravelmente o avanço dos meios de transportes. Ademais das ferrovias, o automóvel e o avião foram inventados nessa época.
Não menos importante foi a nova configuração do uso das fontes de energia que, nesse caso, estava sendo substituída paulatinamente pelo petróleo. Além de servir de combustível, o petróleo foi importante na produção de produtos derivados dele, do qual se destaca o plástico.
Esse conjunto de mudanças e invenções foram essenciais para revolucionar o sistema industrial. Elas trouxeram um novo panorama a vida social e econômica da população, denominado de “Capitalismo Industrial” (ou Industrialismo).
Fica claro que, ao mesmo tempo em que o progresso e o conforto humano foi se mostrando favorável, por outro lado, as condições dos trabalhadores das fábricas eram precárias, incluindo duras e longas jornadas de trabalho e baixa remuneração.
Isso foi aumentando cada vez mais as desigualdades sociais. Assim, começam a surgir os sindicatos em defesa dos direitos dos trabalhadores.
fordismo e o taylorismo vieram revolucionar o sistema de produção das fábricas com as famosas esteiras rolantes. Elas dinamizam e otimizavam o processo, ao mesmo tempo que geravam mais lucro para a classe detentora dos meios de produção, barateando ainda mais o custo dos produtos.

Terceira Revolução Industrial

Terceira Revolução Industrial começou em meados do século XX, que abrange o período de 1950 e permanece até a atualidade. Foi nesse momento que ocorre um grande avanço da ciência, da tecnologia, da informática, (com o surgimento de computadores, criação da internet, dos softwares e dos dispositivos móveis) da robótica e da eletrônica.
Na área das ciências merece destaque o desenvolvimento da engenharia genética e biotecnologia, com a produção em massa de diversos medicamentos e avanços da medicina.
Embora o uso de outras fontes de energia já tinha evoluído anteriormente, nesse momento, surge a energia atômica com o uso de elementos radioativos, especialmente o urânio.
Ainda que a ideia inicial era a geração de energia, o final da segunda guerra mundial (1939-1945) demostrou o perigo no uso dos elementos radioativos. Como exemplo, temos o lançamento da bomba atômica no ano 1945 em Hiroshima e em Nagasaki, no Japão.
Outro importante marco dessa fase foi a conquista espacial, quando Neil Armstrong chegou a lua em 1969, revelando a força e as conquistas tecnológicas do seu humano.
Foi, portanto, no período conhecido como Guerra Fria, que a corrida espacial, iniciada em 1957, foi travada entre os Estados Unidos e a União Soviética. Isso demostrou ainda mais os avanços nas áreas da tecnologia e da produção de armamentos.
Nos avanços da metalurgia, as descobertas químicas foram essenciais para seu progresso. Houve o surgimento de novas ligas metálicas que proporcionaram o avanço dos meios de transportes, com a construção de naves espaciais e aeronaves.
Quanto aos trabalhadores, os direitos trabalhistas começam a se ampliar, diminuindo as horas de trabalho, incluindo benefícios e proibindo o trabalho infantil.
Todos esses fatores foram essenciais para a modernização das indústrias e que até os dias de hoje continuam marcando os avanços das tecnologias de informação bem como da globalização no mundo.

Consequências da Revolução Industrial

As consequências da Revolução Industrial, movimento que teve início na Inglaterra no século XVIII, influenciaram e influenciam diretamente o sistema social, econômico e político mundial até os dias de hoje.
Ela teve início por diversos motivos dos quais se destacam: fortalecimento da classe burguesa na Inglaterra, diversas invenções (máquina de fiar, tear mecânico, da máquina a vapor, etc.), o uso de fontes modernas de energia (carvão e o petróleo) e o aperfeiçoamento das técnicas de produção a partir do avanço tecnológico e científico.
Ainda que muitos pontos positivos surgiram junto à expansão da industrialização, os trabalhadores das fábricas viviam em condições precárias, com altas jornadas de trabalho e salários baixos. Mulheres e crianças também trabalhavam nas fábricas e recebiam menos que os homens.
Esse processo concentrou a riqueza nas mãos de uma elite e com isso, a miséria e a insalubridade em que viviam as populações menos favorecidas aumentaram significativamente.

Principais Consequências da Revolução Industrial:
Divisão e especialização do trabalho
Fortalecimento de duas classes: burguesia industrial e o proletariado fabril
Elevado crescimento econômico
Concentração de renda na mão dos donos das indústrias
Fortalecimento político e econômico da burguesia
Formação de uma elite industrial
Surgimento das linhas de montagem (Fordismo e Taylorismo)
Diminuição das corporações ligadas ao artesanato (manufaturas)
Substituição da manufatura para a maquinofatura
Criação de empresas e indústrias
Dinamização do processo industrial
Aumento do rendimento do trabalho
Redução do custo de produção
Aumento da concorrência
Expansão e consolidação do sistema capitalista
Surgimento do Socialismo
Progresso científico e tecnológico
Avanço dos sistemas de comunicações e transporte
Desenvolvimento industrial e urbano
Aumento do êxodo rural
Crescimento das cidades e da população
Crescimento desordenado das cidades
As cidades tornam-se grandes centros industriais
Expansão do comércio e das atividades industriais
Aumento da produtividade e do mercado consumidor
Surgimento de uma nova classe operária (proletariado)
Aumento das lutas operárias
Surgimento dos Trade Union (sindicatos)
Expansão do imperialismo
Aumento das desigualdades sociais
Avanço dos impactos ambientais

Tipos de Indústrias

Os tipos de indústrias envolvem as mais variadas classificações dos sistemas industriais e estão relacionadas segundo a atuação e produção de cada uma delas.
Vale ressaltar que as indústrias surgiram no século XVIII com a Revolução Industrial que teve início na Inglaterra. Desde então esse setor tem crescido muito nas últimas décadas.
Em suma, as indústrias são responsáveis por transformar matéria-prima em produtos destinados para utilização de outras industrias ou mesmo para o consumo dos cidadãos.
Basicamente, elas incluem as indústrias de base, intermediárias, de bens de consumo e de ponta. Todas elas incluem elevada mão-de-obra, além de máquinas para auxiliar no processo.
Dentro de cada grupo existem alguns subgrupos. Confira abaixo as principais características de cada tipo:

Indústrias de Base
As indústrias de base, também chamadas de “indústrias pesadas” ou “indústrias de bens de produção” envolvem as indústrias extrativas e de bens de capital.
Nessa classificação, há transformação de energia ou de matérias-primas brutas em processadas as quais são utilizadas em outras indústrias.


As Indústrias Extrativas, como o próprio nome indica, extraem matérias-primas (vegetal ou mineral), por exemplo, petróleo, madeira, minério, carvão mineral, etc.

Indústrias de Bens de Capital


Já as indústrias de bens de capital produzem, dentre outras coisas, diversos equipamentos e máquinas, por exemplo, as metalúrgicas, siderúrgicas, petroquímicas, navais, etc.
Indústrias Intermediárias

Nessa categoria estão as indústrias que servem como intermediárias entre as indústrias de bens de produções e as de bens de consumo.

Ou seja, elas coletam as matérias-primas processadas pelas indústrias de base e produzem algumas peças e equipamentos que serão utilizadas nas indústrias de bens de consumo.
São exemplo, as peças para automóveis, máquinas, motores, computadores, etc.

Indústrias de Bens de Consumo

As indústrias de bens de consumo recebem esse nome pois produzem diversos produtos que são diretamente voltados para o mercado consumidor. Também são chamadas de “indústria leves”.
Importante destacar, que diferente das indústrias de base, essas estão localizadas mais próximas dos centros urbanos. Isso facilita o acesso aos produtos por seus consumidores.
Note que as matérias-primas utilizadas são provenientes do trabalho realizado pelas indústrias de base e intermediárias. Elas são classificadas de três maneiras:
Indústria de bens duráveis: incluem produtos não-perecíveis como os eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, veículos, dentre outros. Recebe esse nome visto que os produtos gerados possuem uma longa durabilidade.

Indústria de bens semiduráveis: é intermediaria entre os dois outros tipos de indústria de bens de consumo. Ou seja, os produtos gerados possuem uma vida útil mediana, por exemplo, telefones, roupas, sapatos, etc.

Indústria de bens não-duráveis: envolvem produtos perecíveis considerados de primeira necessidade, por exemplo, os alimentos, bebidas, remédios, cosméticos, etc.

Indústrias de Ponta

As indústrias de ponta são aquelas que tem como foco a alta tecnologia. Diferente de muitos delas, essas envolvem mão-de-obra qualificada, ou seja, trabalhadores com títulos (graduação, mestrado, doutorado, etc.).

Aqui, podemos citar as empresas relacionadas com comunicação, computadores, telefones, aviação, navegação, dentre outras.

Indústria 4.0
A indústria mundial está em processo de mudança tão acentuado quanto o ocorrido na Revolução Industrial. A este conjunto de transformações se convencionou chamar 4.0 em referência à potência dos motores.
A indústria 4.0 se caracteriza por unir três fatores à sua linha de produção:o progresso tecnológico, a digitalização e a inovação.
1. O progresso tecnológico que permitiu baratear e expandir o uso de computadores tem criado máquinas cada vez mais potentes e baratas.
A automação industrial reduz custos de produção e aumenta a qualidade dos produtos. Os softwares que integram as linhas de produção estão criando fábricas inteligentes. Através de sensores, maquinário e produto trocam informações durante o processo de manufatura.
A indústria automobilística está entre as mais robotizadas do mundo: os robôs com seus braços mecanizados fazem tudo, desde o processo de fabricação até os testes finais de qualidade. Os funcionários, em número reduzido, acompanham tudo pelas telas dos computadores.

2. A imensa quantidade de informação digital disponível em alguns segmentos. A concepção de produtos, os testes com novos materiais, com novas peças, o design, a arquitetura de fábrica, a organização da linha de produção, o estoque de materiais, tudo é digital.
Inclusive, a tecnologia virtual em 3D já está sendo usada para testar os novos produtos.
3. Os avanços na área de inovação é outra grande ferramenta para as indústrias que podem recombinar tecnologias existentes e fazer contribuições na área de design, de novos materiais, gestão e produção.
Em apenas 15 anos, os computadores e a internet já fizeram uma revolução nas indústrias. Embora seja um fenômeno mundial, ele é mais presente nos Estados Unidos, Japão e na Europa.
Essa evolução tecnológica elimina empregos e a mão de obra qualificada é cada vez mais requisitada.


Tipos de industrialização 

Além das três Revoluções Industriais pelas quais a humanidade passou em diferentes períodos, a sociedade em todo mundo já testemunhou três diferentes tipos ou modelos de industrialização, cada um deles ocorrendo em alguns determinados lugares. Esses modelos variavam conforme o grau de desenvolvimento e domínio geopolítico dos Estados Nacionais. O processo industrial ocorria, primeiramente, nos países considerados desenvolvidos e, por último, nos países chamados subdesenvolvidos e emergentes.
Industrialização clássica
A industrialização clássica ocorreu nos países desenvolvidos, acontecendo primeiramente na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e estendendo-se ao longo do século XIX em outros países também considerados desenvolvidos.
Esses países, durante esse processo, passaram por profundas mudanças em seus respectivos espaços geográficos, que se transformaram conforme a economia e outros setores da sociedade também se modificaram.
Os países que passaram pela revolução clássica foram sempre pioneiros no que se refere à elaboração de novas tecnologias. Caracterizam-se por serem grandes importadores de matérias-primas, utilizadas em seu processo industrial, e por serem grandes exportadores de produtos industrializados e, principalmente, de alta tecnologia.
A maior parte das empresas multinacionais da atualidade é proveniente dos países de industrialização clássica.

Industrialização planificada

Esse tipo de industrialização ocorreu ao longo do século XX e praticamente não existe mais. Iniciou-se após o surgimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e estendeu-se por todos os países que adotaram o modelo socialista soviético.
Ao contrário das demais formas de industrialização, todas as fábricas, indústrias e propriedades eram estatais. Nesse caso, não era o mercado quem regulamentava a economia, mas o Estado. Era ele quem determinava os salários, os preços dos produtos e as transformações econômicas e sociais.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Com a queda do Muro de Berlim e o declínio do mundo socialista pautado no modelo soviético ao final do século XX, esse tipo de industrialização ruiu, as propriedades estatais foram, em sua maioria, privatizadas para empresas estrangeiras ou fechadas, o índice de desemprego aumentou e a economia desses países sofreu graves crises.

Industrialização tardia ou periférica

Esse modelo de industrialização ocorreu, principalmente, nos países subdesenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil. Iniciou-se a partir de meados do século XX, primeiramente na América Latina, na década de 1950, e, posteriormente, em 1960, para o extremo oriente, o sudeste da Ásia e para o Sul da África.  Ainda hoje existem países que passam por esse processo de industrialização.
A industrialização tardia caracteriza-se, principalmente, pela instalação de empresas estrangeiras, as multinacionais. Por isso, alguns críticos afirmam que esses países não SE industrializaram, mas FORAM industrializados, ou seja, o processo de crescimento industrial desses países foi passivo e coordenado pelo capital estrangeiro a seu bel-prazer.
A maior parte das fábricas é do tipo de bens de consumo, isto é, produzem mercadorias diretamente do consumidor. A tecnologia utilizada, quase sempre, é de origem estrangeira.

A industrialização ocorre de forma desigual em diferentes regiões do mundo.

Fatores locacionais

Os fatores locacionais referem-se aos elementos socioeconômicos que orientam a distribuição de uma determinada indústria sobre o espaço geográfico. Dentre os inúmeros fatores, podemos destacar:

- Presença imediata de matérias-primas e recursos naturais;
- Disponibilidade de mão de obra abundante e barata;
- Incentivos fiscais oferecidos pelo governo local (isenção de impostos, etc.);
- Rede de transporte prática e eficiente que permite o fácil escoamento da produção;
- Mercado consumidor amplo e acessível;
- Fontes de energia que garantam a produção;
- Presença de indústrias complementares ou de apoio;
- Em alguns tipos de indústria, é importante a proximidade com centros de pesquisas, tais como as universidades.
Todos esses elementos (ou pelo menos a maioria deles) são avaliados por uma indústria quando ela escolhe o local para a sua instalação. Muitos governos municipais, estaduais e até federais atuam no sentido de garantir essas condições (sobretudo os incentivos fiscais) para que as fábricas instalem-se em seus territórios e, assim, gerem mais empregos diretos e indiretos, dinamizando mais a economia.


Em alguns locais, formam-se os complexos industriais com grande infraestrutura.

Nesse contexto, é válido ressaltar a importância crescente das empresas multinacionais ou globais, que muitas vezes se deslocam de uma área para outra a fim de obter tais benefícios. Muitas delas migram para países subdesenvolvidos, onde a mão de obra é mais barata, ou seja, com menos salários aos trabalhadores. Além disso, muitas delas fragmentam a produção em muitas regiões, a exemplo das indústrias automobilísticas, em que as várias partes de um carro são produzidas em diferentes lugares do mundo para a obtenção de maiores vantagens e a máxima geração de lucro.

Os efeitos da industrialização sobre o espaço geográfico

Como já mencionamos, a indústria é um dos principais agentes de transformação do espaço. Quando uma área antes não industrializada recebe um relativo número de fábricas, a tendência é receber mais migrantes para a sua área, acelerando a sua urbanização.
Com mais pessoas residindo em um mesmo local, gera-se mais procura pela atividade comercial e também no setor de serviços, que se expandem e produzem mais empregos. Entre outros aspectos positivos, menciona-se a maior arrecadação por meio de impostos (embora, quase sempre, as grandes empresas não contribuam tanto com esse aspecto).


As indústrias contribuem para a geração de empregos
Dentre os efeitos negativos da industrialização, podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente, haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera e também nos solos e cursos d'água. Além disso, os incentivos fiscais oferecidos pelo poder público são criticados por fazer com que a população arque mais com os impostos do que as grandes empresas.
O poder de intervenção da indústria nas sociedades é tão elevado que até as suas modalidades de produção, ou seja, a forma predominante com que suas linhas de produção atuam, interferem na organização do espaço, gerando mais ou menos produtos e empregos, entre outros elementos. Na era do fordismo, a produção era em massa, com mais empregos situados no setor secundário; o que se transformou radicalmente na era do toyotismo.





___________________________________
AULA DIA 01-04 – GEOGRAFIA/PROF. PAULO

AGRICULTURA NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUBDESENVOLVIDOS

A agricultura é uma atividade produtiva de grande importância, essa atividade possui duas vertentes principais: a agricultura de subsistência e a agricultura comercial.
Agricultura é a união de técnicas aplicadas no solo para o cultivo de vegetais destinados à alimentação humana e animal, produção de matérias-primas e ornamentação. A agricultura é uma atividade produtiva de grande importância para o homem, pois é a partir dela que temos o nosso sustento. Existem três fatores ligados à produção agrícola: o físico, como o solo e o clima; o fator humano, que corresponde à mão de obra em seu desenvolvimento; e o fator econômico, que se refere ao valor da terra e o nível de tecnologias aplicadas na produção. Dentre os fatores naturais, sem dúvida, o clima é o que exerce maior influência no desenvolvimento da agricultura. Caso a chuva atrase, por exemplo, a lavoura fica comprometida; se chover excessivamente, a mesma também será prejudicada. Outro elemento natural indispensável para a agricultura é o solo. Esse é um recurso mineral renovável essencial para os vegetais, uma vez que é nele que a planta se desenvolve e retira nutriente e água para a germinação, crescimento e produção de frutos.
O fator humano está ligado diretamente com a força de trabalho empregada no plantio, nos cuidados e na colheita. Desta forma, é possível verificar o tipo de mão de obra aplicada, a quantidade, a qualificação e também as relações de trabalho estabelecidas entre o empregado e o empregador, as quais são determinadas pelo nível tecnológico inserido na produção. Assim, quanto mais mecanizada e desenvolvida for a propriedade, menor será a necessidade de mão de obra. A seguir, as duas principais vertentes da agricultura: primitiva ou de subsistência e comercial ou monocultora.
A evolução na produção fez com que houvesse hoje a possibilidade de uma divisão entre os sistemas produtivos. Conheceremos hoje as modalidades de produção chamadas de agricultura extensiva e intensiva.

Agricultura intensiva
É uma modalidade de produção agrícola que utiliza intensivamente insumos e tecnologia para o aumento da produtividade e redução nos prazos. É um sistema comum em países desenvolvidos. Nos subdesenvolvidos, quando é utilizado, geralmente tem a produção destinada ao mercado externo.
Na agricultura intensiva, há a utilização de máquinas, tecnologia e mão de obra especializada

Características da agricultura intensiva
·          Há uma intensa mecanização de todas as etapas do processo produtivo. Desde a preparação do solo, passando pelo combate às pragas da lavoura e finalizando na colheita, são usadas máquinas para realizar cada uma dessas etapas;
·          Grande parte da mão de obra utilizada é qualificada. Como o uso de máquinas é frequente, os poucos trabalhadores dessa modalidade estão concentrados nas áreas técnicas e de manutenção e operação dos equipamentos;
·          A agricultura intensiva utiliza diversos tipos de insumos para otimizar a produção e aumentar a produtividade. Antes do plantio, o solo é corrigido e fertilizado por meio de fertilizantes químicos. As pragas também são controladas por agrotóxicos, os chamados defensivos agrícolas, que possuem alto custo, mas alto poder de sucesso no combate a organismos nocivos às lavouras;
·          Geralmente é utilizada a seleção de sementes e espécies ou que são imunes ou mais resistentes às pragas. Além das sementes selecionadas, é cada vez mais comum o uso de sementes e mudas geneticamente modificadas, as sementes transgênicas;
·          Na modalidade de produção intensiva, é comum a utilização de técnicas e tecnologia, como irrigação, terraceamento, drenagem dos solos etc.
·          A finalidade desse sistema e talvez a principal característica é a alta produtividade. Seu alcance depende do investimento em insumos e recursos tecnológicos. Como resultado, obtém-se aumento da produtividade e a diminuição do tempo para a colheita.

Agricultura extensiva
É um sistema agrícola caracterizado pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Esse tipo de agricultura pode ser encontrado tanto nas pequenas quanto nas grandes propriedades com o predomínio da mão de obra humana e baixa mecanização. É comum nos países subdesenvolvidos, pois é uma modalidade de produção que demanda menor necessidade de recursos financeiros. Nesse quesito, opõe-se à agricultura intensiva, onde há investimento financeiro significativo.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na agricultura extensiva, é comum o uso de mão de obra sem qualificação.

Características da agricultura extensiva
·          Esse sistema de produção agrícola, ao contrário da agricultura intensiva, é realizado de forma tradicional e trabalha com grande número de trabalhadores;
·          O uso de tecnologia é reduzido ou inexistente. Por ser uma modalidade de produção que dispõe de poucos recursos para investimento, as caras técnicas de produção agrícola geralmente não são utilizadas;
·          A preparação do solo é feita de maneira rudimentar. Em muitos casos, usa-se o arado puxado por animais e não há preparação do solo, como a correção ou utilização de fertilizantes. O plantio é feito no solo, nas condições em que ele se apresenta;
·          As sementes utilizadas não são selecionadas. Muitas vezes, o agricultor extensivo guarda uma parte da produção anterior para ser utilizada como semente nos próximos plantios;
·          A competitividade no mercado interno e externo fica comprometida, pois a qualidade da produção e a produtividade por hectare não conseguem chegar próximo ao patamar alcançado pela produção intensiva;
·          A agricultura extensiva é encontrada tanto nas pequenas quanto nas grandes propriedades. O que caracteriza a agricultura extensiva é a baixa utilização de técnicas, mecanização e insumos agrícolas, e não o tamanho da área plantada;
·          Está refém das condições naturais, como a condição dos solos na época da semeadura, a quantidade de chuvas nos períodos certos e a umidade e temperatura;
·          É uma modalidade que muitas vezes apresenta baixa produtividade por hectare. Contudo, pode apresentar alta produção, quando a área plantada é grande e as condições naturais (como as chuvas e o solo) favoreceram a produção naquele determinado período.

 

A AGRICULTURA NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS

Com a revolução agrícola do século XX (revolução verde), os países ricos passaram a empregar cada vez menos mão de obra nas atividades rurais. Nesse conjunto de países, a agropecuária é moderna e utiliza recursos avançados de produção, como o uso intensivo de agrotóxicos, fertilizantes, mecanização, recursos biotecnológicos e métodos adequados de manejo dos solos. O resultado disso é a alta produtividade e a grande produção agropecuária.
Nos países ricos vigora uma política agrícola que busca sempre grandes margens de lucros e benefícios para sua produção interna. Muitos deles produzem e estocam alimentos esperando o melhor momento para comercializá-los, obtendo assim maiores lucros.
Mas a ação mais comum dos países desenvolvidos é o protecionismo. A maioria dos produtos comprados dos países subdesenvolvidos é sobretaxada ao entrar no mercado desses países para que não faça concorrência com os produtos locais.
Existem diversos exemplos atuais que envolvem o Brasil, como o açúcar no mercado europeu, o suco de laranja e os biocombustíveis no mercado dos EUA. O que ocorre é que o governo dos países ricos subsidia seus produtores rurais através de créditos a taxas de juros baixíssimas. Essa prática faz com que essas vantagens oferecidas sejam repassadas para o custo final dos gêneros agrícolas, barateando-os de tal forma que se torna muito difícil a concorrência.
Essas políticas agrícolas têm sido discutidas fervorosamente na OMC (Organização Mundial de Comércio), entidade, com sede em Genebra (Suíça), que cuida das relações internacionais de comércio. Uma de suas principais atribuições é combater o protecionismo e incentivar o comércio mundial.
Atualmente, a maioria das nações (especialmente do mundo capitalista rico) defende os ideais neoliberais (minimização da ação do Estado, privatizações e maior liberdade comercial). Entretanto, quando algum país subdesenvolvido adquire condições de competitividade, nem sempre obtém êxito em seus pedidos de quebra das medidas protecionistas.
Resumidamente, a produção agrícola desses países é altamente mecanizada, tem baixo percentual de mão de obra, possui alta produtividade, tem grande utilização de insumos e implementos agrícolas, pratica o protecionismo comercial e é responsável por grande parte da produção, do comércio e do consumo mundial de alimentos.

Como é a agricultura dos Estados Unidos?
A agricultura nos Estados Unidos é uma das prioridades do governo, recebendo vários incentivos que ajudam na manutenção de seu desenvolvimento. São alguns dos principais aspectos desta o fato de que os Estados Unidos são o maior produtor de alimentos do mundo (excedentes), existe um sistema de prioridade para o abastecimento interno e não para as exportações, a produção é feita em zoneamento, aproveitando as particularidades climáticas (cinturões produtivos), é empregada uma elevada mecanização na produção, são destaques também os sistemas de transportes intermodais (ligação entre rodovias, ferrovias, hidrovias, etc.), ainda, há a regulação do mercado agrícola pela demanda, bem como uma alta competitividade devido aos investimentos em transportes, armazenamento e subsídios. O protecionismo agrícola dos Estados é feito através do programa “Farm Bill”.

Como é a agricultura da Europa?
A Europa tem como base de sua economia agrícola a contínua inovação dos processos, com um elevado desenvolvimento técnico e uma intensa mecanização de seus processos. Com isso, a Europa tem uma agricultura produtiva, sendo que a maior parte de sua produção é consumida internamente. Existe uma grande variedade produtiva, de acordo com os climas do continente. A especialização regional é valorizada pelo sistema de redes comerciais que há entre elas. A agricultura europeia recebe incentivos – subsídios – da União Europeia por meio da Política Agrícola Comum (PAC).
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Políticas agrícolas: Protecionismo na agricultura.
São medidas que visam proteger os setores mais vulneráveis da economia de um país. Estas medidas aumentam a competividade, criam dificuldades aos países em desenvolvimento em competirem. São também chamados de “subvenção”. Como subsídios entendem-se as ajudas monetárias que os produtores agrícolas recebem do Estado com o objetivo de reduzir o preço final dos produtos, permitindo maior competitividade no mercado internacional. São geralmente juros mais baixos do que o do mercado, barreiras fiscais e sanitárias para os produtos similares importados, redução de impostos, financiamentos para compra de adubos, de defensivos agrícolas, maquinários etc.

As principais medidas protecionistas são:
·          Subsídios: crédito, seguros, benefícios.
·          Barreiras alfandegárias: tornar o produto externo mais caro do que o interno, inviabilizando as importações.
·          Barreiras Sanitárias e Fitossanitárias: visam proteger a saúde humana, animal e a sanidade vegetal por meio de normas, procedimentos e controles aplicáveis ao comércio internacional de produtos agrícolas, de forma a assegurar a inocuidade e a qualidade dos alimentos.
Organização Mundial do Comércio – OMC.
A OMC foi criada em 1995 e tem como metas: fixar as regras do comércio mundial para ampliá-lo e atender aos governos que se sentem prejudicados nas transações internacionais. Desde pelo menos o ano de 2001, quando ocorreu a Rodada de Doha no Catar, dois assuntos principais estão sendo discutidos, ainda sem uma solução prática: subsídios agrícolas e barreiras alfandegárias, as quais estão no âmbito das chamadas políticas protecionistas.

A AGRICULTURA NOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS

Existe um grande contraste na produção agropecuária dos países pobres. Alguns ainda se encontram em um estágio de fraco desenvolvimento agrário e as suas áreas mais modernas produzem em grandes plantations para o mercado externo. Outros, porém, modernizaram-se e aumentaram substancialmente sua produção, como é o caso do Brasil, do México, da Argentina e da Índia.
Em muitos deles, convivem lado a lado estruturas modernas, bem desenvolvidas, com estruturas arcaicas e atrasadas. As maiores produções são feitas em grandes propriedades (latifúndios), altamente mecanizadas e com grande disponibilidade de capitais, destinadas à exportação ou ao abastecimento agroindustrial.
Mas a maior parte desses países tem como base econômica as atividades agropecuárias, já que são pouco industrializados e o setor terciário é pouco desenvolvido. Outro fator importante é que, na maioria das vezes, a política agrícola adotada pelos seus governos prioriza o mercado externo em detrimento das necessidades internas da população, isso porque o mercado interno é de baixo poder aquisitivo e, portanto, menos lucrativo.
A modernização da agropecuária em alguns países pobres representou um êxodo rural acelerado e um processo de urbanização caótico, levando milhares de trabalhadores rurais à marginalização por falta de trabalho e melhores condições de vida.
No mundo atual, os bens têm maior valor quanto maior forem os níveis de tecnologia empregada, por isso os produtos primários, de modo geral, tendem a ter sempre valores muito baixos. Por este motivo, os produtos comercializados sem grande incorporação de tecnologia são classificados como co­modities. Isso obriga os países dependentes da exportação de produtos primários a se esforçarem muito para produzir em grandes quantidades.
O mundo pobre apresenta muitos problemas para se tornar competitivo na produção agropecuária. Vejamos alguns:
1.       ausência de infraestrutura de armazenagem dos produtos (silagem, armazéns etc.);
2.       falta de uma política agrícola para a aquisição de insumos e implementos agrícolas;
3.       dependência tecnológica;
4.       utilização de meios de transporte inadequados, obsoletos e muito caros;
5.       sistema portuário pouco modernizado;
6.       mecanização agrícola deficiente (fraca ou atrasada).

Brasil pode se tornar a maior potência agrícola mundial?
O Brasil também é destaque na produção agrícola mundial. Porém, por enquanto, o país ainda se encontra muito abaixo da União Europeia e, principalmente, dos EUA. Porém, ao contrário dos líderes agrícolas mundiais, o país tem grandes possibilidades de expansão nos próximos anos.
A estimativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é que o Brasil alcance a liderança mundial na safra de 2020/2021. Tal expansão deverá ser ocasionada, sobretudo, pela modernização do campo, pela melhoria nas condições da propriedade familiar e pelo aumento do volume de exportações. Os produtos que mais devem ter sua produção aumentada são a soja, o etanol, o algodão, o milho e o café.
AGROPECUÁRIA NO BRASIL
Embora o Brasil não figure, no cenário internacional, como um país do mundo desenvolvido, pode ser assim considerado quando o aspecto avaliado é a produção agropecuária.
Em áreas cada vez mais amplas do território, a agropecuária brasileira atinge padrões de lucratividade e produtividade elevadíssimos, concorrendo com áreas agropecuárias situadas em nações desenvolvidas.
O agronegócio comanda a organização do espaço produtivo. Vultosos investimentos em tecnologia (agricultura de precisão) e pesquisa permitiram aproveitar de maneira mais eficiente e produtiva o espaço, gerando alta rentabilidade e produção e colocando algumas commodities agropecuárias brasileiras em destaque mundial.
Cabe ressaltar, entretanto, que ainda há, em larga escala no país, áreas de baixíssimo ou nenhum investimento de capitais, resultando em baixos níveis de produtividade, o que acentua a contradição presente na produção agropecuária nacional.
Produção pecuária brasileira

Há 40 anos, a boiada ficava no pasto até seis anos para atingir o peso de abate. Em 2016, bastavam 24 meses ou menos. A produção brasileira de carne bovina em 1970 era de 20 quilos por hectare ao ano; em 2000, este valor subiu para 34 quilos.
Atualmente, o Brasil tem o segundo maior rebanho bovino comercial do planeta, correspondendo a 23% do total mundial e é o segundo maior produtor de carne bovina, com 9,3 milhões de toneladas equivalente-carcaça produzida a baixo custo de produção, tornando-se o país mais competitivo em nível internacional. (Dados de 2016 – USDA/FAO)
Números como esses revelam os avanços da pesquisa agropecuária no setor, deixando o Brasil numa confortável posição de produtividade e qualidade do produto. O nosso “boi verde”, de alimentação vegetariana, consagrou-se como o melhor para consumo humano, livre de males como o Mal da Vaca Louca e febre aftosa – que já atingiu países da América do Sul, Europa e Japão.
Na pecuária, a contribuição desse setor tem sido crucial para o sucesso do plano de estabilização da economia e para a melhoria nos padrões alimentares das camadas mais pobres da população, em termos do consumo de proteína animal. Nos planos de estabilização anteriores a falta de carnes nas prateleiras dos supermercados foi a causa mais evidente do fracasso popular desses planos.
O setor avícola, pela estabilidade no fornecimento da carne de frango e ovos e pela manutenção dos preços, mesmo com o impacto do rápido crescimento da demanda (ocorrido em função da eliminação do imposto inflacionário), foi uma peça-chave para o sucesso do Plano Real.
Isso não ocorreu à toa. Intimamente ligado à expansão da produção de grãos, o desenvolvimento da avicultura, pode ser considerado como a síntese e o símbolo do crescimento e modernização do agronegócio no Brasil.
A atividade avícola reúne em sua estrutura funcional os três elementos mais importantes no cálculo econômico do capitalismo em sua configuração atual: tecnologia de ponta, eficiência na produção e diversificação no consumo.

Produção Agrícola Brasileira
O notável crescimento da produção de grãos (principalmente da soja) foi a força motriz no processo de transformação do agronegócio brasileiro e seus efeitos dinâmicos foram logo sentidos em toda a economia. Inicialmente surgiu um imenso parque industrial para a extração do óleo e do farelo da soja e outros grãos.
A disponibilidade de grande quantidade de farelo de soja e milho permitiu o desenvolvimento de uma moderna e sofisticada estrutura para a produção de suínos, aves e leite, bem como a instalação de grandes frigoríficos e fábricas para a sua industrialização.
Foi criado também um sistema eficiente de suprimento de insumos modernos (fertilizantes, defensivos, maquinários agrícolas etc) e uma rede de distribuição que inclui desde as grandes cadeias de supermercados até os pequenos varejistas locais.
Inicialmente calcado na expansão da área plantada, principalmente nas regiões de fronteira, a partir da década de noventa o crescimento da produção, em bases competitivas, passou a depender cada vez mais da adoção de novas tecnologias no processo produtivo.
A política agrícola a partir de 1995 foi a de combinar, de forma eficiente, a utilização de instrumentos econômicos como o crédito rural e os programas de suporte à comercialização com instrumentos estruturais como a pesquisa agropecuária.
O crédito rural oficial foi reformulado para estimular uma participação maior do setor privado. As dívidas anteriores foram securitizadas e a estrutura governamental de apoio à comercialização passou por profundas mudanças com a criação de instrumentos mais modernos e menos intervencionistas.
Na pesquisa agropecuária foram adotadas várias medidas para torná-la mais afinada com o mercado e portanto mais objetiva em termos de áreas a serem pesquisadas e de produtos a serem desenvolvidos.

A Embrapa está fomentando a formação de consórcios de indústrias de confecção e de artesanatos, que estão exportando para a Europa coleções de moda e artesanato usando o algodão colorido como matéria-prima, com benefícios para todos os componentes da cadeia produtiva.
VÍDEO AULA



________________________________________

AULA DIA 25-03 – GEOGRAFIA/PROF. PAULO

Agropecuária

Evolução da agricultura e suas técnicas

A evolução da agricultura foi diretamente acompanhada da transformação do espaço geográfico e das técnicas que compõem as atividades humanas.
A prática da agricultura é uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelos humanos. No Período Neolítico, a constituição das primeiras técnicas e materiais utilizados para o cultivo de plantas e confinamento de animais foi a principal causa para aquilo que se denominou como a sedentarização do ser humano, o que permitiu a sua moradia fixa em uma dada localidade, embora a coleta e a caça tenham convivido por muito tempo lado a lado da agricultura.
O desenvolvimento da agricultura, portanto, esteve diretamente associado à formação das primeiras civilizações, o que nos ajuda a entender a importância das técnicas e do meio técnico no processo de construção das sociedades e seus espaços geográficos. Nesse sentido, à medida que essas sociedades modernizaram suas técnicas e tecnologias, mais a evolução da agricultura conheceu os seus avanços.
Originalmente, a prática da agropecuária foi desenvolvida na proximidade de grandes rios, notadamente o Tigre e Eufrates, além do Nilo, o Ganges e outros. Não por coincidência, foram nessas localidades que surgiram as primeiras grandes civilizações que se teve notícia, pois a prática da agricultura permitiu o desenvolvimento do comércio graças à produção de excedente.

A revolução agrícola
Um dos momentos mais importantes do processo de evolução da agricultura ao longo da história foi, sem dúvidas, aquilo que ficou conhecido como a Revolução Agrícola. Podemos dizer que, com o passar do tempo, várias revoluções agrícolas sucederam-se, mas a principal delas ocorreu a partir da Revolução Industrial.
O processo de industrialização das sociedades permitiu a transformação do espaço geográfico no meio rural, o que ocorreu graças à inserção de maiores aparatos tecnológicos na produção agrícola, permitindo uma maior mecanização do campo. Essa transformação materializou-se a partir do fornecimento de insumos da indústria para a agricultura, tais como maquinários, fertilizantes e objetos técnicos em geral.
O desenvolvimento da revolução agrícola no mundo também esteve diretamente associado à expansão marítimo-colonial europeia, em que os povos europeus disseminaram as diferentes culturas pelo mundo por meio das plantations. No Brasil, o caso mais evidente foi a produção da cana-de-açúcar. Vale lembrar que essa interação entre colonos e colonizadores também contribuiu para a evolução agrícola, na medida em que técnicas antes pouco conhecidas passaram a ser aplicadas, a exemplo do terraceamento praticado tanto na China antiga quanto pelas civilizações pré-colombianas.

A Revolução Verde
No século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, a evolução da agricultura conheceu um de seus patamares mais importantes, o que ficou conhecido como Revolução Verde. Trata-se, basicamente, de um conjunto de medidas e promoção de técnicas baseado na introdução de melhorias genéticas nas plantas e na evolução dos aparatos de produção agrícola para ampliar, sobretudo, a produção de alimentos.
A introdução das técnicas provenientes da revolução verde permitiu um aumento, em larga escala, da produção de grãos e cereais, diminuindo sensivelmente a necessidade por alimentos em várias regiões da Ásia, África e América Latina, muito embora a fome não tenha sido erradicada, uma vez que a sua existência não se deve somente à falta de alimentos. O impacto no mundo foi tão amplo que o agrônomo estadunidense Norman Borlaug, considerado o “pai” da Revolução Verde, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz no ano de 1990.
Embora a Revolução Verde seja bastante criticada pelos seus impactos ambientais e também pelo processo de concentração de terras que acompanhou a sua evolução, é inegável a sua importância para o desenvolvimento da agricultura no mundo. Além do mais, como extensão, ampliaram-se nas décadas posteriores as melhorias decorrentes da tecnologia no campo, como a biotecnologia e a introdução dos Sistemas de Informações Geográficas na linha de produção agropecuária, o que vem intensificando a elevação da produtividade.
As transformações técnicas permitiram a evolução da agricultura ao longo da história

Agropecuária e biotecnologia
Atualmente as técnicas de biotecnologia têm alavancado a produção agropecuária.
O aumento da produção agropecuária no decorrer de muito tempo esteve ligado diretamente à área cultivada ou expansão de suas fronteiras. Isso quer dizer que nesse período, para aumentar a produção, era preciso abrir novas áreas de cultivo.


Experimento de plantas em laboratório
No entanto, atualmente isso não é fundamentalmente necessário, pois atingir um alto índice de produtividade depende de um conjunto de técnicas e conhecimentos oriundos de estudos e pesquisas direcionadas ao seguimento em questão.
O conjunto de tecnologias, conhecimentos e técnicas são denominados de biotecnologia. As biotecnologias são responsáveis por produzir elementos agrícolas ou pecuários capazes de gerar uma grande produtividade, como sementes imunes a pragas e adaptadas ao solo e clima, espécies novas de plantas entre outros.

Pesquisadores verificando experimentos
Na pecuária, a biotecnologia é usada no desenvolvimento de medicação animal, melhoramento genético, alimentação balanceada, cruzamento de raças entre outros.
O aumento de produtividade oriunda desse tipo de técnicas e tecnologias não depende da expansão de novas áreas, pois essa é chamada de agropecuária de precisão ou intensiva, ou seja, grande produção em pequeno espaço físico.

Animal de genética apurada
A elevação da produtividade promove diminuição dos custos de produção e, automaticamente, gera lucratividade maior ao produtor.
Nos países desenvolvidos, a biotecnologia é parte integrante da agropecuária, assim conseguem alcançar elevados índices de produtividade. Nesse sentido, as pesquisas e estudos ligados à produção agropecuária no Brasil recentemente cresceu, principalmente nos últimos vinte anos, e a instituição responsável por elas é a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que conta com quarenta pontos de pesquisas dispersos no território nacional, nos quais cerca de dois mil pesquisadores atuam no melhoramento da produção agrícola e pecuária.
A biotecnologia impulsiona a produtividade na agropecuária

A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA


Mecanização das atividades agrícolas
As atividades agrícolas estão em constante processo de inovação para obter maior produtividade. Nesse contexto, durante a década de 1950, ocorreu de forma mais intensa o processo de modernização da agricultura que envolveu um grande aparato tecnológico provido de variedades de plantas modificadas geneticamente em laboratório, espécies agrícolas que foram desenvolvidas para alcançar alta produtividade, uma série de procedimentos técnicos com uso de defensivos agrícolas e de maquinários.
Todo esse processo ficou conhecido na década de 1960 como Revolução Verde, programa financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Sob o pretexto de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo, o grupo Rockefeller expandiu seu mercado consumidor, fortalecendo a corporação com vendas de verdadeiros pacotes de insumos agrícolas.
Esse programa surgiu com o propósito de aumentar a produção agrícola através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo e utilização de máquinas no campo que aumentassem a produtividade. Isso se daria através do desenvolvimento de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas, adaptação do solo para o plantio e desenvolvimento de máquinas.

Agrotóxicos
O aumento da produtividade agrícola foi expressivo, porém, a Revolução Verde não eliminou o problema da fome, pois os produtos plantados nos países em desenvolvimento (Brasil, México, Índia, entre outros), basicamente cereais, eram exportados em grande parte para países ricos industrializados como os Estados Unidos, Canadá e União Europeia.

Principais pontos positivos:
Grande aumento da produtividade de alimentos;
Aumento da produtividade agrícola em países não industrializados;
Desenvolvimento agrícola;
Expansão da fronteira agrícola;
Desenvolvimento tecnológico.

Principais pontos negativos:
O aumento das despesas com o cultivo e o endividamento dos agricultores;
O crescimento da dependência entre os países;
Esgotamento do solo;
Ciclo vicioso de fertilizantes;
Perda de biodiversidade;
Erosão do solo;
Poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes;
Redução da mão de obra rural.

VÍDEO AULA